Site com erro: que ferramenta usar para registrar o problema?

Imagem representando site com erro - como corrigir

Página em ambiente de teste ou já publicada. Você viu o site com erro  e precisa comunicar ao time responsável. Email, print, word, docs. Há muitos meios de transcrever o problema, mas nenhum vai ser tão eficiente quanto o vídeo. Entenda porque essa alternativa pode reduzir o volume de retrabalho e os custos do projeto.

Talvez você já conheça a realidade dos profissionais de quality assurance. Eles são os responsáveis por aplicar testes manuais e automatizados para identificar fragilidades em sites, aplicativos e outros sistemas web.

Se você não conhece o QA pode ser que já tenha exercido a função e nem sabia. Na prática, o profissional dessa área é o responsável por cumprir um checklist envolvendo os arquivos, navegação, formulários, design em múltiplas telas, conteúdo, seo, monitoramento e configuração. Ao final do artigo você encontra alguns exemplos.

Mas como registrar o site com erro?

Se você está navegando pelo site e encontrou um erro e precisa apoiar o time na resolução, sugiro que  faça um vídeo. Existem diversos softwares de captura de tela, mas o meu preferido é o Jing. Até citei ele como uma das ferramentas de qualidade deste curso.

O Jing é uma solução da TechSmith e oferece um jeito fácil para registrar e compartilhar ideias na internet. Com ele, você pode capturar sua tela, editar e ainda hospedar gratuitamente no Screencast. Tudo para facilitar a exibição  e a resolução do problema com menor impacto possível.

Jing - Ferramenta de captura de tela

Qual a vantagem do Jing?

A facilidade de uso para selecionar a área capturada e a possibilidade de compartilhar o vídeo em um link são os atributos que fazem do Jing a minha ferramenta preferida de QA.

Só mandar o vídeo e pronto?

Não! O vídeo é uma forma clara de mostrar o que está acontecendo no seu computador quando o erro aconteceu. Isso não significa que o erro vai aparecer para todos os usuários. E, por isso, a notificação do erro deve estar acompanhada de algumas informações.

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É com o conjunto dessas informações que os profissionais do time poderão entender o que ocasionou o problema. Na investigação das hipóteses vão olhar a atualização do código, do banco de dados, da hospedagem e outras tantas possibilidades envolvidas no problema relatado.

Ah! Se depois do teste, o desenvolvedor disser que não consegue ver o problema no site com erro, pode ser que estejam com diferença de cache. Tente repetir a gravação usando a versão privada do navegador Safari. Ele é ágil na exclusão da memória de arquivos armazenada. Com ele você navega como se fosse a primeira vez naquele site.

Registrei! E agora?

Depois do registro, é fundamental avaliar o impacto do problema para o projeto e o nível de prioridade para sua resolução. Com a data definida, o gerente de projetos vai acompanhar e voltar os testes para garantir que o problema foi resolvido. Questão sanada, hora de comunicar o cliente e solicitar confirmação dele, especialmente se foi ele quem viu o erro.

Exemplos e referências sobre QA

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