Entenda a importância do cliente na redução de retrabalho na sua agência digital

Papel do cliente na redução do retrabalho

O assunto do nosso texto é o desejo de muitos profissionais de marketing digital: a redução de retrabalho dentro da agência. Quem não pensa em tornar a entrega um processo mais ágil e assertivo?

Isso é possível, sim. Mas depende de um acordo claro de responsabilidades entre a agência e o cliente na entrega do projeto. É preciso que ele entenda sua jornada, o caminho que precisa percorrer e como ele é parte fundamental no sucesso do projeto.

Papel do cliente

É preciso deixar muito claro para o cliente quais são as dependências que você tem como time, como profissional de marketing digital, que responsabilidades e compromisso ele tem com você para que o sonhado sucesso aconteça.

Falo sobre isso para dizer que, no mínimo, o cliente precisa nutrir você com informações sobre o negócio como:  

  • Dados gerais sobre a empresa;
  • Métricas do negócio;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Jornada de compra do cliente.

Papel do cliente na agência | Como evitar retrabalho

Não negligencie informações

No GPD, construímos um briefing completo com as perguntas mais recorrentes quando um cliente chega na agência. Mas, além disso, tem dicas para questionamentos muito claro que são negligenciados na operação.

Abaixo seguem alguns exemplos:

  • Qual o prazo médio de aprovação do cliente quando você enviar uma peça para uma campanha ou um conteúdo?
  • Quantas vezes pode haver refação?
  • Vai haver acúmulo de horas de manutenção de site?
  • Qual a sua participação no sucesso do cliente quando existe um time terceirizado no qual você precisa se encaixar?
  • De quem você depende?

 

Briefing completo | Não negligencie informações

 

Todos esses são pontos que precisam ser acordados, afinal, como diz o ditado: combinado não custa caro! Esse é um acordo em nível de serviço, uma espécie de SLA (Service Level Agreement)  – aquele acordo entre algumas áreas da agência com o objetivo de conseguir melhores negócios.

Por exemplo: você envia um pacote de conteúdo para blog e o cliente tem cinco dias para aprovação. Caso ele não se manifeste ou peça mais prazo, o material é considerado aprovado. E cabe a agência decidir se vai ao ar, se ficará no rascunho para ser publicado posteriormente.

Esse acordo é super importante para a redução de retrabalho. Ajuda a identificar quando o volume de horas combinado passa a ser incompatível. Sem ele, seu time fica com frustração de ver um conteúdo fora do ar, sem um bom ranqueamento e, consequentemente, sem tráfego via SEO.

Parceria é via de mão dupla

Parceria é via de mão dupla

Como o nome já propõe, a parceria precisa contar com a cooperação para existir. Por isso, identifique os pontos de contatos internos (vamos falar melhor sobre isso em outro conteúdo), os pontos que precisa assinalar quando ele entra na agência e o reforço a cada contato sobre o papel das responsabilidades de cada um.

Ele precisa saber, desde o começo, o quanto é essencial para que a condução do projeto seja satisfatória. Só assim é possível cumprir os objetivos, todos ficarem satisfeitos e, diante do sucesso de um projeto, poder caminhar na direção dos próximos objetivos!

E se você tem interesse em saber mais sobre os pontos de contato entre agência, cliente, sobre redução de retrabalho, SLA, continue acompanhando nosso conteúdo, participe das nossas redes sociais e assine nossa newsletter.

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