16 / 04 / 18

Projeto customizado ou template pronto? Qual escolher?

Projeto customizado ou template pronto? Há muitas publicações na internet dedicadas a responder essa pergunta. Por aqui, nós vamos além da questão web para entender a importância de modelar processos e quando vale a pena deixa-los de lado para inovar nos projetos digitais.

Acredito que a melhor forma de avaliar estes dois casos seja com a comparação entre a loja de ternos a alfaiataria. Na loja, você encontra a praticidade de escolher o terno e já sair com a melhor opção para o corpo. Já na alfaiataria, você realiza algumas visitas para acompanhar o processo de fabricação de uma peça exclusiva e totalmente adequada às medidas. Há mercado para as duas situações e resolvemos transpor esta realidade pra o Marketing Digital. Confira!

Vou fazer um site! Escolho um projeto customizado ou template pronto?

Indo direto ao ponto, depende! A escolha de um projeto customizado ou a adoção de um template pronto está relacionada à avaliação de alguns critérios. Por isso, vamos traçar aqui uma comparação entre as duas opções. Depois é só adequar à realidade da negociação feita com seu cliente para definir aquela que irá garantir maior satisfação pra ele e maior lucratividade para a agência digital.

# Característica Template pronto Template customizado
1 Investimento (R$) O valor a ser pago pelo cliente costuma ser menor, já que a equipe terá menos esforço. O investimento costuma ser mais alto, pois a equipe aplica conhecimentos que buscam a diferenciação do projeto. A exclusividade, criatividade e o tempo extra agregam valor.
2 Maturidade digital Em casos de clientes menos maduros digitalmente, a escolha do template pronto pode reduzir muitos problemas. Neste caso, o foco está em orientar o cliente. Quanto maior a maturidade do cliente, maior o desafio no marketing digital. E aí  criar template customizado é fundamental para implementar melhorias estratégicas para o negócio.
3 Processo Por se tratar de uma entrega final conhecida, é fácil mapear o processo de produção e replica-lo. Um ganho de escala importante, já que envolve maior consciência sobre a lucratividade (relação entre o investimento do cliente e custo). O processo do template customizado obedece fases conhecidas, mas que exigem maior cuidado com as integrações de equipe com o cliente e seus SLAs. O desafio é equilibrar lucratividade com a personalização.
4 Prazo Em virtude do processo conhecido, a definição de prazos é mais fácil e o tempo dedicado entre a assinatura do contrato e entrega é menor. Em ambientes de produtoras digitais, a versão customizada costuma levar mais tempo que o modelo pronto. A velocidade pode ser alterada se houver equipe exclusiva atuando com metodologias ágeis.
5 Equipe Uma mesma equipe pode ser responsável pela entrega de múltiplos projetos simultâneos, de acordo com o fluxo de trabalho mapeado. A qualificação dela é mais fácil porque se trata do aperfeiçoamento em cima de uma mesma estrutura. A personalização exige maior dedicação da equipe envolvida, o que reduz o volume de projetos simultâneos. O grau de desafio é alto e proporcional ao aprendizado do time que amplia seu repertório diante das necessidades dos clientes.

Boas práticas no uso de modelos de projetos

Modelos de projetos | Gestão de Projetos Digitais
Klickpages, Unbounce, Mailchimp, Themforest são alguns canais para obter templates prontos para projetos digitais. Já tive experiência com todos eles e me foram muito úteis nas seguintes situações.

 

  • Landing Page para material rico: o uso de ferramentas para marketing digital de performance ajudam bastante na hora de levantar uma campanha de divulgação de material rico. Os blocos pré-definidos facilitam o trabalho do time de conteúdo e de Design. O primeiro já sabe o volume de conteúdo necessário e o segundo às áreas que precisa ilustrar. Para isso já usei o KlickPages, Unbounce e Elementor.

 

  • Site institucional básico: O Themforest reúne diversas opções de template pagos para sites em wordpress. As versões mais básicas e responsivas são ótimas para quem está começando na internet e precisa imprimir uma experiência profissional. O cuidado fica por conta da performance de desenvolvimento. São raros os temas que facilitam o carregamento e a otimização de SEO.

 

  • Email marketing ou de nutrição de leads: O Mailchimp é uma das melhores ferramentas para criação de emails, especialmente os de nutrição de leads. Com ele, o esforço fica na produção de conteúdo já que as boas práticas visuais já estão aplicadas no template e no recursos arrasta e solta (drag & drop) do construtor.

 

  • Modelos mentais  e processos: O mindmeister e o Cacoo são ótimas ferramentas para compartilhar mapas mentais e processos com o time. Utilizo o Cacoo para desenhar e otimizar processos. Já usei para mapear entregáveis de Inbound Marketing, Conteúdo, SEO, Design e Desenvolvimento.

Boas práticas em projetos customizados

Projetos Customizados | Gestão de Projetos Digitais

 

  • Planejamento de Marketing digital: todo planejamento deve resolver um problema específico. Dificilmente um modelo de planejamento caiba exatamente para todos os clientes. Segmentos de atuação, processos de vendas e modelo de negócio podem se assemelhar, mas sempre haverá um motivo para personalizar um planejamento de Marketing Digital. Afinal, o posicionamento de presença digital e objetivo de negócio variam de empresa para empresa.

 

  • Portal de conteúdo otimizado para SEO: quem atua com SEO mantém um checklist modelo para aplicar em todos os clientes. O trabalho começa parecido, mas a consultoria termina bastante personalizada. Já que o trabalho do analista de SEO é validar as boas práticas e apontar soluções específicas para atender às demandas que precisam de correção. Termos, palavras-chaves e páginas são totalmente diferentes de uma empresa para outra.

 

  • Identidade visual de campanhas de compra de mídia: falei do exemplo de compra de mídia, mas o mesmo se adequa à qualquer necessidade que envolva branding e a criatividade de publicitários e designers. A diferenciação aqui é responsável por agregar valor às marcas dos clientes e a definir um posicionamento de negócio. Projeto customizado ou template pronto? Neste caso não há dúvida da primeira opção.

 

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Larissa Lima

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