Futuro do trabalho: 8 profissionais que são referência para o GPD

Futuro do trabalho no Marketing Digital | Gestão de Projetos Digitais

Apoiar profissionais de Marketing Digital a aumentar sua produtividade sem aumentar sua jornada de trabalho. Este é o propósito do GPD que passou a ser compartilhado com muito mais intensidade no blog e nas redes sociais no final de 2017. De lá pra cá, a audiência cresceu e a discussão sobre o futuro do trabalho no Marketing Digital se expandiu para canais como Linkedin, Facebook, Instagram e Youtube. Nesta publicação, você vai entender quem são as referências que nos ajudam a ampliar os conhecimentos sobre Gestão de Projetos Digitais.

A origem do GPD

O Gestão de Projetos Digitais (GPD) é resultado da minha experiência na gestão de projetos de Marketing Digital ao longo dos últimos 10 anos. Desde 2016, passei a consolidar por aqui os aprendizados sobre desenvolvimento pessoal, processos e relacionamento com clientes e equipe. A principal motivação é ampliar o nível de consciência dos profissionais de Marketing Digital em busca do equilíbrio entre os objetivos de carreira e a vida pessoal. Essa é, afinal, a trajetória que venho percorrendo desde 2015 depois de superar a Síndrome de Burnout. Falei aqui nesta publicação sobre as consequências desta estafa generalizada que desejo afastar da realidade de todos os profissionais com quem me relaciono.

Qual é o futuro do trabalho no Marketing Digital?

Tenho me aprofundado bastante em discussões sobre o futuro do trabalho para escrever com propriedade por aqui. O fato é que o mercado de Marketing Digital é diretamente afetado pelo avanço da tecnologia e a hiperconectividade que chega na sequência. Todos os dias somos bombardeados com novidades e novos nichos de atuação. Filtrar o que precisa ser feito para gerar resultado é o desafio de todo mundo que atua nesta área. Os gestores, mais ainda, precisam estabelecer critérios de priorização e lutar contra a ansiedade decorrente do “tudo ao mesmo tempo agora”. Além das habilidades relacionadas à inteligência emocional, a popularização da banda e a reforma trabalhista aceleram movimentos como o trabalho remoto e a internacionalização de carreira.

Não à  toa estes temas estiveram na série lançada nas redes sociais entre 12 e 17/03.

Futuro do trabalho: postagens do GPD

 

Quem são os profissionais que inspiram o GPD a falar sobre futuro do trabalho em Marketing Digital?

Mariana Ledesma da Agendor e Now Coaching

Mariana Ledesma - Now CoachingLinkedin

Como o GPD nasceu da minha própria trajetória, é inevitável citar quem me ajuda a desenvolver habilidades comportamentais. Tive a feliz a oportunidade de conhecer uma coach que faz valer o título em tempos cada vez mais banalizados. A Mariana Ledesma, hoje gerente de Gente e Gestão da Agendor, foi quem me forneceu referências científicas e emocionais para entender o valor do desenvolvimento pessoal.  Com ela eu tive clareza de qual o meu perfil comportamental, que habilidades preciso desenvolver para alcançar os objetivos que desejo e quais são os aprendizados desta trajetória. Hoje a Mari é uma amiga querida e uma profissional verdadeiramente apaixonada por desenvolvimento humano.

Antônio Carlos Soares do RunRunit

Antônio Carlos Soares - RunRunitLinkedin O Antônio Carlos é CEO do Runrunit, uma ferramenta brasileira de gestão de tarefas e projetos pela qual eu tenho bastante apreço. Já falei sobre ela na publicação sobre ferramentas de cronograma, mas a participação do Antônio nesta lista vai além disto. Ele é um porta-voz bastante engajado sobre o papel da produtividade no sucesso das empresas. Defende que a definição de fluxos de trabalho claros é capaz de aumentar em 25% a capacidade produtiva de uma organização. E-mail, reuniões e agregação de informações são, segundo ele, os principais ralos de tempo útil nos projetos. Cuidar dessas dimensões é fundamental para aumentar a produtividade sem aumentar a jornada de trabalho. Como eu já fiz isso na prática, corroboro com esta perspectiva e me comprometo a ampliar essa percepção entre os profissionais de Marketing Digital.

Alexandre Pellaes do 99 Jobs

Alexandre Pellaes - ExbossLinkedin Meu contato com o Alexandre é recente, mas de muito valor. Ele é um executivo experiente que decidiu dar novo significado a sua relação com o universo corporativo. É fundador da 99 jobs (plataforma que conecta empresas e profissionais com valores em comum)  e do Exboss (empresa que ajuda organizações a encontrarem novas formas de se relacionarem com o time). Ele acredita que futuro do trabalho está no entendimento de sua relação com o indivíduo, a sociedade e economia.  Trabalho pra ele é ação focada em resultado que faça sentido e não um local, como entendiam os nossos pais, apenas para receber o sustento.

A ideia é trazer consciência e sugestões para criar alternativas de modelos organizacionais menos hierárquicos, mais fluidos e orgânicos, que sejam sustentáveis e com gestão compartilhada.

Wesley Barbosa do Escola de Carreiras

Wesley Barbosa - Escola de CarreirasLinkedinO Wesley é a exceção que a gente quer ver com frequência em um futuro breve do trabalho. Amigo particular, ele é executivo do Facebook no Vale do Silício mas está aqui entre as referências por outro motivo. Há alguns anos fundou a Escola de Carreiras. É um projeto em que se dedica a capacitação de profissionais liberais que buscam potencializar suas trajetórias, incluindo a internacionalização de suas carreiras. Longe de ser piegas, o Wesley mostra como conseguiu sair da periferia de Maceió e vivenciar conquistas profissionais fora do Brasil. Acompanhar esse trajetória inspira quem acredita que empresa e colaborador são co-responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Nathalia Arcuri do Me Poupe

Nathalia Arcuri - Me PoupeYoutubeDe jornalista a fundadora do maior canal de entretenimento financeiro do Brasil. Na trilha de protagonismo, a Nathalia Arcuri é a voz do Me Poupe na web. O Canal no Youtube já tem quase 1,5 milhão de inscritos interessados em assumir o controle de suas finanças pessoais. Além de uma referência de Marketing Digital, a Nathalia é uma inspiração para todo mundo que entende que produtividade também está ligada à lucratividade. Em comum, os dois carregam a importância de descobrir o que move nosso cérebro a fazer o que fazemos. O desperdício do tempo e do dinheiro estão diretamente relacionados. É só estudar psicologia econômica.

Henrique Carvalho do Viver de Blog

Henrique Carvalho - Viver de BlogFacebookO Henrique, fundador de um dos maiores portais sobre Marketing de Conteúdo, gerencia um time de aproximadamente 15 pessoas remotamente. E é por isso que está aqui nas referências do GPD sobre futuro do trabalho. Recentemente, tive acesso a seu modelo de negócio e entendi como ele potencializa a produção de conteúdo. Em linhas gerais, estamos falando de planejamento consistente e execução focada em maximizar as possibilidades do conteúdo. Foi a partir dessa vivência que tive a ideia de produzir essa publicação sobre processos produtivos.

Rodrigo Giaffredo da IBM

Rodrigo Giaffredo - IBM

Linkedin Assim como o Alexandre, o contato com o Rodrigo é virtual mas de muito valor. Giafreddo se define como um catalizador de inovação e baseia seu trabalho na resolução de problemas reais usando o Design Thinking. Assim como ele, acredito no poder dos times ágeis e tenho transposto os conceitos comuns em ambientes de tecnologia para times de Marketing Digital.

“Curiosidade, senso de comunidade e coragem são qualidades-chave de times ágeis”.

Fábio Ricotta da Agência Mestre

Fábio Ricotta - Agência MestreLinkedin O Fábio é uma referência em Marketing Digital para agências de performance, especialmente para quem é de SEO. Um dos principais nomes brasileiros no tema ele está na lista de referências do GPD por outro motivo. Foi com o Fábio e na sua Agência Mestre que tive a confiança para implementar minha forma de fazer gestão de projetos nos times de Design e Desenvolvimento. Esta foi a  oportunidade de formatar o Método GPD em sua versão mais recente. Postura rara entre as agências, o ambiente da Mestre é focado em maximizar os resultados para o cliente dentro de 8 horas de trabalho. Ao me despedir da agência, Fábio foi uma das pessoas que mais me incentivou a compartilhar esses aprendizados para profissionais e donos de Agência. E é isso que estou fazendo hoje.

Quer saber mais sobre futuro do trabalho?

Assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para saber dos conteúdos mais recentes.



Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões