Como calcular tempo entre duas datas?

Duas datas de calendário para representar o post Como calcular tempo entre duas datas

Durante a confeccção de um cronograma, o gestor de projetos usa alguns apoios para gestão do tempo. Além do calendário, ele precisa calcular o tempo entre duas datas para ter certeza que contemplou o prazo necessário para a conclusão de cada tarefa.

Escrevendo o artigo sobre “Gerenciamento do tempo nos projetos” precisei fazer uso de uma ferramenta exatamente para isso. Se você chegou aqui procurando por isso, vale a pena conhecer a versão em português do Calcula World. Nesse link, você encontra a Calculadora de tempo entre duas datas que usei no artigo.

Se quiser, pode tentar usar aqui:

Exemplos de quando calcular tempo entre duas datas:

 

  • Saber a duração de tarefas para não encavalar aquelas que tem dependência

 

Exemplo:Você está numa reunião com o cliente e ele diz que, após a assinatura do contrato em 09/01, o job dele precisa estar na rua em 17 dias.O seu primeiro cálculo será verificar quanto tempo útil o seu time terá para entregar o projeto.

Data 01 – Primeiro dia útil do time

Data 02 – Último dia útil antes do prazo de aprovação e ajustes pelo cliente.

Atenção: Se o intervalo de trabalho for menor que o prazo estimado pelo time você corre sério risco de não entregar o job.

 

  • Reprogramar o cronograma, a partir de atraso do cliente

Considere que você submeteu um layout para aprovação do cliente e precisa que ele te responda em 3 dias. Somente com a aprovação dele, você poderá seguir com a programação do hotsite na data combinada em cronograma. O problema: o cliente adiou a aprovação!

É nesse cenário que o o calculador de datas será útil para saber quanto tempo ele atrasou o cronograma. Assim você consegue dar o mesmo acréscimo no cronograma para as tarefas que dependiam da validação do cliente.

 

  • Fazer cronograma reverso

O uso do intervalo entre datas também é útil para consulta ao passado. Isso acontece quando você assume um projeto andando e precisa construir um novo cronograma. Nesse momento,  é comum acessar as datas de entrega das demandas anteriores para identificar o tempo dedicado às tarefas. Uma atividade útil para localizar falhas na gestão do tempo como gargalos, prazos furados etc.

Deixe uma resposta