5 ferramentas de gestão de cronograma

5 ferramentas de gestão de cronograma e projetos

Se você está na busca da ferramenta ideal para te ajudar a controlar cronograma, produtividade ou ter uma visão geral dos projetos digitais pode parar por aqui. Listei abaixo as 5 ferramentas de gestão de cronograma e projetos que já testei com esse objetivo. Aproveite para escolher a que mais se adequa a sua necessidade.

Gantter

Gantter - Ferramentas de gestão de cronograma

Para você que já conhece o gráfico de Gantt, esse software é pra você. Com ele é possível cadastrar todas as tarefas do projeto, sua duração, predecessores (dependência) e ter acesso a um cronograma visual personalizado. A ferramenta ainda permite a reunião dos recursos envolvidos, calendários e mapeamento dos riscos. Integrado com diversas ferramentas, é util para quem busca controlar cronograma, a partir de uma visão geral e de olho no prazo. Importante lembrar que ela não acompanha a execução das tarefas e precisa do gestor para fazer a atualização.

Trello

Trello - Ferramentas de gestão de cronograma

Preferido dos amantes da simplicidade, o Trello é uma referência digital para o uso dos post its e do quadro kanban. Com ele, o usuário pode criar sua tarefa como cards e definir comentários, anexos, usuários, checklists, data de agendamento etc. Popularmente, os cards são organizados nas colunas A fazer, fazendo e feito (to do, doing e done) para facilitar a visualização do status. Mas o usuário pode renomear as listas, de acordo com sua realidade. Importante lembrar que precisa de um gestor para controlar o prazo global do projeto, a partir da visão de calendário.

RunRunit

Runrunit - Ferramentas de gestão de cronograma

O brasileiro Runrunit se define como uma plataforma para gestão de tarefas, projetos e fluxos de trabalho. Muito adotado por empresas criativas como as de comunicação e marketing, o software ajuda na criação de um cronograma automatizado. Para isso, cada integrante cria sua tarefa e associa as dependências e sequência de responsáveis envolvidos. A partir de uma base de conhecimento, ele calcula o tempo estimado para cada item. A visão geral do projeto é extraída a partir dos relatórios que também calculam o tempo dedicado ao cliente por pessoa, time e demanda.

Asana

Asana - Ferramentas de gestão de cronograma

Com ótima usabilidade entre as ferramentas de gestão, o Asana facilita a visualização das tarefas como uma lista to-do-list. Dentro delas é possível determinar prazo, subtarefas, anexos e as dependências (versão premium). A ferramenta, em inglês, ainda exibe a versão em calendário e a opção de realizar chat interno com o time do projeto.

Pipefy

Pipefy - Ferramentas de gestão de projetos

Usando o conceito de pipeline, também adotado pelo Trello, o Pipefy facilita a gestão de processos em uma interface bem intuitiva. Já no ato do cadastro, o usuário responde 2 perguntas para ter acesso às sugestões de processos para sua situação. A inteligência em cima disso é que, mesmo quem não conhece os seus processos, pode encontrar um conjunto de templates para adequar a sua realidade.

E aí precisa de ajuda para escolher uma das ferramentas de gestão?

Deixe seu comentário para o que busca numa ferramenta que prometo escrever um tutorial incluindo outras alternativas.

 

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões