Site sem conteúdo é problema pra todo mundo

Site sem conteúdo é problema pra todo mundo

Na minha trajetória com digital, site sem conteúdo é certamente um dos top 3 empecilhos para a publicação. Wireframe, layout, front-end, back-end, monitoramento realizados e nada do cliente enviar as fotos e textos combinados. Se isso já aconteceu com você, aproveite para descobrir meus aprendizados sobre isso.

Há alguns posts falamos dos principais impedimentos para colocar um site no ar. O conteúdo apareceu na lista e mereceu agora um espaço mais demorado por aqui. Depois de tanto enfrentar esse dilema, resolvi compartilhar algumas dicas para o antes, durante e depois da publicação de conteúdo.

Como evitar o sofrimento de ter site sem conteúdo:

Ainda na fase da proposta comercial, é fundamental definir com o cliente quem será responsável pela entrega do conteúdo e em que prazo. Se a missão for do cliente, atenção!

O que fazer quando o cliente é responsável pelo conteúdo

Contrato! Deixa claro no contrato os termos relacionados a entrega do conteúdo. Em que fase do projeto ele será solicitado e quando deve ser entregue, qual o volume esperado, qual a dimensão das imagens.

O que fazer quando você é responsável pelas informações

Se você ou um parceiro irá produzir o conteúdo, atenção ao briefing e a todos os pontos que ficariam com o cliente. Tenha clareza de buscar os documentos ou pessoas de referência, volume de conteúdo estimado, meio de comunicação preferido para obter subsídios e quantidade de ajustes previstos (validação, ajustes e aceite por exemplo) são itens fundamentais.

Dica de brother:

via GIPHY

A maneira mais assertiva de orçar conteúdo é depois que o wireframe está aprovado. É lá que você consegue estimar o trabalho com fidelidade. Na falta de um wireframe, estabeleça uma média de palavras ou caracteres por URL (página) e monte uma tabela com seus custos e lucro desejado.

Durante a publicação de conteúdo

Se o seu conteúdo foi produzido a partir do wireframe você vai ter sucesso. Os desafios no cadastro das informações vão estar relacionados ao administrador do site. Eu, por exemplo, utilizo bastante o WordPress. Mas já trabalhei com Joomla, Drupal e administradores próprios antes. Cada um tem seu jeitinho.

Que cuidados tomar no cadastro de conteúdo:

  • Folha de estilos

Antes de considerar o conteúdo cadastrado, faça um teste de página e outros de post usando os recursos de formatação mais usados. Assim você irá antecipar problemas com os textos que serão cadastrados. Ah! Se os posts foram importados, verifique também se eles estão adequados ao estilo do novo site. Quando as informações são migradas de um site para outro, é comum verificar perdas de estilo, especialmente quando o texto antigo possui CSS inline (formatação html dentro do próprio texto). Se este for seu caso, o time de desenvolvimento terá de fazer uma limpeza nos estilos por meio do banco de dados antes de fazer a importação.

Se o site foi totalmente customizado, faça uma página teste com os elementos mais usados na barra de ferramentas do WordPress:

Barra de ferramentas do WordPress

    • Parágrafo simples
    • Heading tags (H1 ao H6)
    • Negrito
    • Itálico
    • Lista simples
    • Lista ordenada
    • Citação
    • Alinhamento (esquerda, centralizado, a direta)
    • Link
    • Imagem + legenda

Seo | Cadastro de Conteúdo

  • Otimização para SEO
    • Título claro
    • Imagens com ALT e nome do arquivo amigável
    • Categorização
    • Imagem em destaque
  • Integridade dos links
    • Tenha certeza de que a navegação está preservada. Navegue pelo site em busca de links errados ou ausentes.
  • Conteúdo das páginas de formulário
    • Esta costuma ser a página mais importante para uma empresa. Atente-se para o conteúdo que descreve essa página e aquela que será exibida após o envio de formulário (a página de agradecimento ou Thankyou page)
  • Legibilidade
    • Divida seu conteúdo em pequenos parágrafos, atende às boas práticas de webwriting e estimule a leitura por divisões entre texto e imagens. Seu leitor agradece!
  • Miniaturas
    • Confira o comportamento da imagem em destaque nos compartilhamentos de redes sociais e também nas páginas de busca, categoria, tag do site.

E se o conteúdo não chegar?

Você conhece aqui a teoria do que fazer antes e durante a produção das informações. Mas o que fazer com site sem conteúdo?

A resposta:

Considere seu projeto entregue e siga com a consciência tranquila! Só não esquece de prever isso no acordo com o cliente, combinado?

 

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Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

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