Pesquisa: definição de processos é a maior dor das agências digitais
Resultado da parceria entre a Resultados Digitais e a Rock Content, o relatório “Panorama Agências Digitais – Brasil 2018” trouxe inúmeros indicadores para as empresas que se dedicam à prestação de serviços por meio da internet. O documento, realizado pelo terceiro ano consecutivo, ajuda a entender quais são as oportunidades e os desafios enfrentados. Destaque para a a estatística que aponta que a definição de processos é a maior dificuldade dos entrevistados. E é este e outros desafios para a gestão interna que trataremos hoje.
Por que a definição de processos é difícil?
Com 56,7% das menções, a definição e organização de processos são apontadas como a maior dificuldade de gestão interna. Muitas vezes as equipes acabam tocando o job de maneira automática, sem estarem suportadas por processos sólidos.
Este trecho, extraído da pesquisa, revela as consequências negativas da ausência de processos claros. Já tratamos em algumas oportunidades sobre o tema que merece até categoria específica aqui no GPD. Confundidos com burocracia ou engessamento, os processos são preteridos em meio à correria da rotina digital que ainda sofre para provar seu valor e a importância do planejamento para o alcance de resultados relevantes. Dividido entre as múltiplas atribuições, os gestores (muitas vezes donos das agências) optam por apoiar as entregas imediatas e se afastam das ações que geram mais resultados para o negócio.
Vale lembrar que os processos são aliados da eficiência, produtividade e lucratividade das agências digitais. Mapeados e constantemente atualizados, eles apoiam a capacitação do time, a gestão do conhecimento e reduzem os impactos da rotatividade em um mercado tão ágil. Ao estabelecer o caminho a seguir, o gestor reduz a tensão na equipe e favorece o alinhamento de expectativa com o cliente. Sou testemunha de que essa clareza estreita as relações de confiança em busca das customizações necessárias para a realidade de cada cliente.
Como fazer definição de processos em agência digital?
Essa tem sido minha dedicação desde que entendi que a gestão de projetos não poderia ser único sinônimo de distribuidor de jobs ou equilibrador de pratos (olha essa foto logo abaixo). Interessada em gestão do conhecimento, marketing de conteúdo e negócios fui em busca de instrumentos que me ajudassem a potencializar os acertos do meu time e a aprender rápido com os erros ao longo de cada projeto.
O Evernote virou meu melhor amigo neste trajeto. Passei a anotar todos os erros e a registrar as soluções possíveis como documentos de processo ou posts neste espaço aqui. Pois é, o GPD é um repositório atualizado para quem deseja organizar processos em agência digital. A definição deles, no entanto, precisa atender à realidade de cada empresa. E deve considerar, entre outras questões:
- Processo de vendas
- Responsabilidades contratuais
- Distribuição do time, de acordo com as demandas
- Atribuições do gestor de projetos e da alta gestão
- Modelo de avaliação e reconhecimento
- Capacitação do time e recursos técnicos disponíveis
Infográfico: as dificuldades
Confira o relatório na íntegra
Com a pesquisa, divulgada nesta landing page, você poderá:
- Identificar os principais serviços oferecidos e o impacto disso para a receita do negócio;
- Avaliar os fatores de sucesso das agências na oferta dos serviços de Marketing Digital;
- Descobrir quais são os principais desafios enfrentados na geração de resultados para seus clientes e para si mesma;
- Entender como o setor performou em aquisição de contas no último ano;