O que é transformação digital?

Transformação digital e a gestão de projetos

Este termo tem sido amplamente divulgado por referências de tecnologia e Marketing Digital, mas pouca gente se dedicou a explicar o que é transformação digital e o que esta expressão realmente representa. Eis então a minha contribuição para você e como acredito que este movimento irá alterar a forma como fazemos gestão de projetos.

O que é transformação digital realmente?

Esta expressão tem sido utilizada para definir o conjunto de ações que colocam a tecnologia no centro da resolução de problemas e melhoria de processos em uma empresa. Tudo que utilize o meio digital para entregar uma experiência positiva e inovadora pode ser considerado uma transformação digital.

O que impulsiona a transformação digital?

Com a tecnologia cada vez mais popular, ter acesso às inovações é só questão de tempo para as diferentes camadas sociais. Por isso, as empresas precisam buscar um diferencial competitivo que vá além dos códigos. É hora de colocar o cliente (e as pessoas) como foco das ações. E aí, a inteligência das máquinas irá se unir às habilidades comportamentais para propor melhorias efetivas no cotidiano das pessoas. Quanto mais veloz à adaptação, melhor preparadas estarão as empresas para atender aos consumidores vindos da geração Z (os nativos digitais).

Alguns exemplos de transformação digital:

Transformação digital: modelos de negócio

  • E-commerce: esse pode parecer bem antigo para você e é um dos exemplos mais consolidados das iniciativas do varejo de ampliar seu relacionamento com seus clientes.
  • Netflix: modelo de negócio que popularizou o acesso de vídeo (filmes, séries e produções audiovisuais) sob demanda.
  • Uber, Cabify, Airbnb que surgiram para intermediar as relações de prestação de serviço e geração de renda para motoristas e locatários.
  • Spotify: com uma taxa acessível, legalizou o acesso ao streaming de músicas
  • Nubank: um exemplo de Fintech que desburocratizou o acesso ao crédito, confiando na reputação dos seus clientes e no atendimento customizado.
  • Chatbots e dispositivos de inteligência artificial: automatizam atendimento à partir da aprendizagem de interações com humanos.

Os três pilares da transformação digital

  1. Operações empresariais mais ágeis (processos automatizados, cultura digital, melhoria contínua, foco nos dados)
  2. Foco na experiência do cliente (ux, agilidade, disponibilidade e personalização)
  3. Novos modelos de negócio (negócios híbridos, resolução clara de problemas, competitividade)

O papel do gestor de projetos na transformação digital

Papel do gestor de projetos na transformação digital

Disseminação de gestão ágil

É importante realizar melhorias incrementais ao invés de pacotes fechados de grandes projetos. Com tanta agilidade é importante desenvolver processos que entreguem valor rápido para o cliente.

Atração e retenção de talentos multidisciplinares

As habilidades comportamentais dos próximos 10 anos estão diretamente relacionadas à capacidade de adaptação . Negociação, liderança, análise crítica, criatividade, comunicaçaõ são só algumas delas.

Gestão de mudança

Entre as habilidades profissionais mais esperadas para os próximos 10 anos estão a gestão de projetos, de informação, análise de dados, gestão de mudanças, administração, mídias sociais, competências digitias, conhecimento de programação.

 

Como fazer transformação digital na sua empresa:

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Tendências da transformação digital

  • Mobilidade
  • Big data
  • Internet das coisas
  • Automação, inclusive, automação de marketing
  • Realidade Virtual (VR) e realidade aumentada
  • Business Intelligence

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Larissa Lima
Graduação em Jornalismo, pós-graduação em Comunicação Empresarial. Mais de 10 anos de experiência, sendo 8 dedicados à coordenação de projetos de marketing digital para empresas no Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.

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