Mensuração de resultados em Marketing Digital. Você faz?

Mensuração de resultados em Marketing Digital | GPD: Gestão de Projetos Digitais

Planejamento, métricas, configuração, resultados. Basicamente este é o caminho dos profissionais que desejam fazer mensuração de resultados em Marketing Digital. Entenda aqui por que mensurar aumenta também a produtividade de agências digitais.

Por que mensurar os resultados é tão importante para o Marketing Digital

Tive a oportunidade de tratar deste assunto em palestra na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e resolvi compartilhar por aqui para amplificar essa mensagem. Lá falei para alunos da pós-graduação em Assessoria de Imprensa, convidada pela professora Lídia Ramires, responsável pela disciplina de Monitoramento da Informação. Durante o encontro, destaquei a importância da mensuração de resultados em Marketing Digital como meio para valorização da prestação de serviço.

 

Como a mensuração de resultados valoriza o profissional

Por que mensurar os resultados é tão importante para o Marketing Digital

 

Desde sempre escolhi unir Comunicação, Tecnologia e, logo depois, Gestão como objetos de estudo. Hoje vejo que essa composição me deu musculatura para conversar com empresários e comprovar os esforços em direção aos objetivos de seus negócios, o que normalmente significa construir autoridade para aumentar vendas.

Assim como na cultura de resultados, a mensuração do Marketing Digital deve ser realizada para criar um termômetro sobre a atuação de agências digitais, profissisonais e clientes sobre as suas ações dentro da estratégia que envolve Marketing e Vendas. Medir, no entanto, precisa ser um ato sincero. Nada de mascarar números para parecer bem na fita. É da honestidade que se contrói relações sólidas e duradoras. Falamos disto nesta publicação sobre Agile Marketing.

Os 3 pilares da mensuração de resultados em Marketing Digital:

  • Transparência: diga as coisas como elas são, doa a quem doer
  • Comprometimento: o que foi feito de bom, por quem e o que vamos fazer para melhorar
  • Objetividade: o que vai medir e por que

O passo a passo para mensurar resultados em Marketing Digital

Planejamento

Planejamento - Mensuração de Resultados em Marketing Digital - GPD

Depois da reunião de briefing, o time de Marketing Digital deve identificar quais são os objetivos e metas da estratégia que será planejada. É do objetivo que vão sair as métricas.

  • Exemplo de objetivo: aumentar a geração de leads
  • Exemplo de meta: aumentar em 20% a geração de leads no próximo trimestre

Aqui precisamos falar da importância de construir metas SMART.

Meta Smart: Mensuração de Resultados em Marketing Digital

Smart é tradução dos termos Specific, Mensurable, Attainable, Relevant, Time Based. Ou seja: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal!

 

Métricas

Métricas - Mensuração de Resultados em Marketing Digital - GPD

Logo depois de definir objetivos e metas será possível apontar os indicadores que medirão o quão próximo se está deles. Essas são as métricas de Marketing Digital, dados que serão apresentados de forma comparativa a cada relatório. Vale lembrar que há dezenas de métricas para cada objetivo.

Exemplos:

  • Redes sociais: Menções, Índice de engajamento, taxa de clique
  • Site: usuários, canais, conteúdos, tempo na página, solicitações por formulário
  • Anúncios: Impressões, custo por clique, receita, custo ROI,

Configuração

Configuração - Mensuração de Resultados em Marketing Digital - GPD

Depois de definidas as métricas, é hora de instalar os códigos necessários para acompanhar os dados periodicamente. Seja dia, semana ou mês. Afinal, inconsistência das informações gera análise errada. Ao configurar, você deve ter a certeza de que os dados estarão da mesma forma a cada vez que precisar consultá-los.

Algumas configurações importantes para fazer a mensuração de resultados em Marketing Digital:

  • Google Analytics (código, metas e relatórios personalizados)
  • Pixel de Monitoramento (Facebook, Linkedin)
  • Automação de leads (lead tracking, lead scoring)

Relatórios para apresentação de resultados

Definidas as métricas e apurados os seus resultados, é hora de preparar a análise e apresentação dos dados. E isso está diretamente relacionado à produtividade da agência. Quanto melhor a visualização dos relatórios mais fácil é identificar as prioridades na aplicação de esforços.

Com que frequência os resultados devem ser apresentados?

Esta resposta depende do objetivo e tempo relacionado à campanha de Marketing Digital. E há 4 divisões de tempo principais:

  • Diariamente: os relatórios notarão as nuances pontuais para conferência
  • Semanalmente: os relatórios farão um balanço rápido, porém mais analítico, dos dados
  • Mensalmente: os relatórios ajudarão a julgar se o trabalho está indo no caminho correto e se está trazendo resultados na velocidade ideal.
  • Trimestralmente: os relatórios serão detalhados e funcionarão como termômetros da operação

 

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