Como fazer mensuração de resultados em marketing digital

Como fazer mensuração de resultados em Marketing Digital

Antes de saber como fazer a mensuração de resultados em marketing digital, é preciso entender a importância de medir e analisar os dados de um projeto. A mensuração, afinal, é o único caminho possível para você conseguir direcionar o seu esforço e as suas estratégias.

Na prática, a mensuração de resultados vai dizer se você deve continuar investindo, se deve escolher outro caminho ou canal de divulgação, alterar o texto ou a imagem. Vai indicar o direcionamento do seu conjunto de ações de marketing digital.

Neste texto, vamos conversar sobre como fazer essa mensuração de forma eficiente e simples. Vamos lá!

Primeiros passos

A configuração de ferramentas e da jornada de compra que você quer acompanhar é o primeiro passo para medir os resultados. Para que você não se perca nesse caminho e analise os dados de forma precisa e organizada, faça um checklist com o que precisa observar.

Projetos de inbound marketing

Dentro dos serviços oferecidos pelo GPD, esse é o exemplo mais complexo estruturalmente que a gente pode apresentar. Dentro dele é possível, claro, encontrar um caminho de simplicidade para configurar as ferramentas e entregar resultados de marketing digital que passem por diversas vertentes.

O inbound abrange um funil que deve acompanhar:

  1. Visitas
  2. Total de leads
  3. Total de oportunidades
  4. Total de clientes e o quanto desses clientes representa em faturamento, ticket médio, produtos mais vendidos etc

Vamos entender como mensurar cada um desses itens logo abaixo:

Visitas

Gestão de mídia de performance: Dica nº 01

Instale o Google Analytics em todas as páginas do site para entender a origem do tráfego dos visitante. Se você investe em compra de mídia em ferramentas como Facebook, Instagram, Linkedin, Google Ads ou qualquer outro canal, precisará comprovar qual deles está levando mais visitas pro seu site.

Não tem segredo: são esses números que vão te dizer se o caminho precisa ser revisto ou se você pode seguir com a mesma estratégia.

Ah, fique atento: se seu site é um e-commerce e tem domínios diferentes, será necessário um toque extra de personalização nessa mensuração de resultados de marketing digital.

Quer um exemplo? Quando você entra em um site de hotel e vai comprar a hospedagem, normalmente é encaminhado para outro endereço: a página do meio de pagamento – como Moip e PagSeguro.

Então, você deve providenciar a configuração de cross domain no Google Analytics. Isso permitirá configurar outros domínios que serão considerados como se tivessem a mesma origem que o seu domínio principal.

Leads

Gestão de mídia de performance: Dica nº 02

Aqui você vai levantar os números relativos às pessoas que se interessaram, de alguma forma, por determinado produto ou serviço. É o momento de mensurar as conversões de formulário, download de e-books, respostas de um quiz.

O lead, no Marketing Digital, é alguém que te entregou um dado de valor, como e-mail, telefone, e foi recompensado de forma gratuita com algum material rico. É partir dessas informações que você vai conseguir começar a mapear o perfil do seu usuário.

Isso pode ser feito pelo Google Analytics, de um jeito simples, com uma página de agradecimento para cada conversão. Se preferir, há ferramentas de automação de marketing que oferecem informações coletadas a partir de uma landing page de captura e contam quantos e-mails únicos caíram na sua base.

Essa é, basicamente, a diferença entre o Analytics e as ferramentas: a identificação do usuário único. A ferramenta do Google exclui o nome e dados de tráfego da pessoa. Isso quer dizer que se eu eu converti e mais uma vez voltei e converti novamente, eu aparecerei mais de uma vez nos relatórios. Por isso, é preciso atenção para fazer a leitura correta dos dados!

Oportunidades  

Gestão de mídia de performance: Dica nº 03

Agora é a hora de avaliar quem está interessado no produto ou serviço que você tem para oferecer. Para observar isso, use o lead scoring. Sabe o que é?

Lead scoring é pontuação dos leads de acordo com o nível de engajamento que eles têm no seu domínio. Você vai atribuindo uma escala de pontuação às pessoas na sua régua de relacionamento (baseada em interesses por materiais de topo, meio ou fundo de funil).

Assim você obterá o perfil e as características do seu cliente ideal e, claro, saberá se ele tem interesse em comprar. Quando você identificar isso, deve passar esse contato para o setor comercial fazer uma proposta e estreitar o relacionamento.

Neste momento, você, profissional de marketing digital, precisa garantir que exista uma integração do seu monitoramento de tráfego, atração e marketing, com o sistema de vendas do cliente. Seja por CRM ou até mesmo uma planilha que vai dizer quantos contatos se transformaram, de fato, em clientes.

E qual a importância de tudo isso?

Para o marketing digital de performance, é fundamental saber se estamos gerando mais resultado por meio dessas ações.

A importância de mensuração de resultados em marketing digital é, antes de tudo, configurar com clareza. Quem vai receber as informações desses resultados vai ser uma variável muito importante para a elaboração do relatório, pois existem vários níveis de entendimento da informação.

Apresentação de relatório para cargos de gerência

Bolsa de dinheiro ilustra a seção Quanto ganha um analista de Business Intelligence

Quanto mais alto o cargo, mais simples e sucinto esse relatório deve ser. É preciso centrar os dados no negócio. Quantos clientes você ajudou a gerar ou que novidades trouxe para o negócio. O que interessa a essas pessoas é, de forma resumida, o faturamento. Se tiver comprovação clara de que você ajudou nisso, já está resolvida a mensuração!

Dica GPD: Elaborar relatórios enormes não é comprovação de que você trabalhou muito. Um relatório gigante para um cliente que não tem tempo de consumir aqueles dados é contraproducente. Por isso, vá direto ao ponto esclarecendo os tópicos mais relevantes!

Relatórios para gestores de marketing

Chapéu (cappelo) ilustra a formação de analista de Business Intelligence

Eles são tão técnicos quanto você. Então, possivelmente, vão perguntar sobre desempenho de público, canais e etc. Para relatórios dessa natureza, fique à vontade para acrescentar dados mais analíticos sobre a performance dos ativos utilizados. 

Mensuração de resultados  para seu time

Como migrar a carreira para áreas do Marketing Digital

A sua equipe merece – e precisa! – de detalhes mais fracionados que guiem as melhorias e aperfeiçoamento. Então, para o seu time, os dados devem ser ainda mais detalhados e ser matéria-prima para discussão e reflexão.

Ficou clara a importância de fazer mensuração de resultados em marketing digital?

Espero que sim! Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o GPD, leia nossos textos e assine a nossa newsletter para ficar sempre bem informado.


Até a próxima!

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