ICP, Brand e Buyer persona: como representar seu público-alvo?

Representação visual: Persona | Buyer, Brand ou ICP - Como representar o público alvo

Definir o público-alvo é parte fundamental de todo planejamento de Marketing Digital. O sucesso do projeto está diretamente ligado a execução dele para o público certo. Mas há várias formas de representar o cliente ideal para a divulgaçãa de um produto e serviço. ICP, Brand Persona e Buyer Persona são as principais delas. Entenda a diferença!

Recorte demográfico, representação emocional, hábitos de pesquisa e definição comercial. Basicamente estas são as principais diferenças entre as metodologias usadas para representar o público-alvo de um negócio. A escolha do viéis de observação está diretamente ligada ao uso dessas informações.

Qual a principal diferença entre Público-Alvo, Brand Persona, Buyer Persona e ICP?

Ilustração de público alvo | Definição de persona

Público-alvo

Utilizado em planejamento estratégia, o público-alvo registra a definição de um segmento de pessoas que possuem caracaterísticas em comum. Em geral: idade, sexo, formação, renda, região.

Exemplo de público-alvo

Mulheres, entre 24 e 35 anos, residentes em São Paulo, com formação superior, classe B, renda entre R$ 2000 e R$ 5000 que são apaixonadas por internet.

Ilustração de Brand Persona | Definição de persona

Brand Persona

Muito utilizada por agências de publicidade, a Brand Persona é um guia de linguagem focado naquilo que a marca quer transmitir na sua comunicação. Alinhamento dos valores da empresa com os do seu público-alvo.

Exemplo de brand persona:

Joana é extrovertida, está sempre atualizada de todos os memes. Só desgruda do celular durante seus jobs na agência em que trabalha diariamente. Sempre trabalhou e estudou para custear sua formação e busca independência financeira para se realizar.

Como criar uma brand persona
O pessoal da Rock Content tem um e-book sobre branding neste link.

Buyer Persona | Definição de persona

Buyer persona

Estrutura mais utilizada por profissionais de Marketing de Performance, a Buyer Persona reúne os hábitos de pesquisa e consumo do cliente ideal. É a personificação detalhada do público-alvo

Exemplo de buyer persona:

Joana tem 30 anos, formada em publicidade. É analista de Marketing Digital em uma agência. Divide apartamento com amigos em São Paulo com quem costuma ir a shows e bares no fim de semana. Precisa de apoio para gerenciar seus jobs, pois quase sempre estende seu horário de trabalho com as urgências que aparecem. Está sempre na internet pesquisando novidades, seja no Instagram, Twitter ou nos blogs que favorita.

Como criar uma persona:
O pessoal da Resultados Digitais tem um kit de Pesonas e Jornada de Compra neste link

Persona: como e por que criar uma para sua empresa

Ilustração de ICP | Definição de persona

ICP – Ideal customer profile ou Perfil do Cliente Ideal

Utilizado pelo time comercial para resumir as características do cliente que mais compra. Muito útil para evitar desgaste com pessoas que não entendem a proposta de valor. O que inclui: frequência de compra, ticket médio, porte da empresa, cargo

Exemplo de ICP

  • Qual é o segmento de mercado: Marketing
  • Qual é o tamanho médio da empresa: 10 a 30 funcionários
  • Qual é o maior desafio do meu perfil de cliente ideal: produtividade nos seus projetos digitais
  • Quem é o stakeholder que mais enxerga valor na sua solução: coordenador de projetos
  • Qual é o cargo do tomador de decisão: coordenador de projetos
  • Ticket médio: R$ 997
  • Por onde a pessoa se comunica (Linkedin, Facebook, Email, Telefone): Instagram e Linkedin
  • Como você pode ajudá-lo: oferecendo conteúdo gratuito e soluções exclusivos para aumentar a produtividade na gestão de Marketing Digital

Como definir seu cliente ideal
O pessoal da REEV (Outbound Marketing) e Rock Content criaram um gerador de cliente ideal. Confira

Metódo GPD para criação de persona

No modelo de briefing, você encontra a versão completa das perguntas que fazemos ao cliente para mapear a persona. Antecipo por aqui que ela reúne os aprendizados do mapa da empatia, público-alvo, ICP e buyer persona para apoiar na construção de segmentações, anúncios e comunicação para o público que tem maiores chances de fazer negócio.

Modelo de persona no Briefing Completo | Por GPD

 

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