14 / 06 / 16

Gestão de projetos em agência digital: a arte de jogar tetris

Passei a ser convidada para compartilhar conhecimento com novos empreendedores em busca de dicas de gestão de projetos em agência digital. Profissionais de comunicação, em sua maioria, eles buscam entender quais são os primeiros passos e como é possível transformar o talento em negócio. E foi por isso que resolvi vir aqui para deixar algumas dicas para quem pretende.

Sem querer esgotar o assunto, me atrevo a dizer que o gestor de projetos é um hábil jogador de tetris. A vontade de organizar várias peças diferentes sempre de olho no tempo e no espaço disponível é a melhor alusão ao cotidiano de quem escolhe essa posição. A associação tem razão de ser. Afinal, pessoas, prazo e escopo são as palavras mais ouvidas em todas as reuniões com a equipe ou clientes. Tudo para garantir que o objetivo traçado seja acompanhado do começo ao fim. Sim, tem fim!

O pessoal do ProjectBuilder fez uma citação interessante:

Resumidamente, as características do projeto são:

  • Tem prazo definido de começo e fim, ou seja, é temporário;
  • Deve ser planejado, executado e controlado;
  • Entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;
  • É desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva;
  • Envolve uma equipe de profissionais;
  • Tem recursos limitados.

A gestão de projetos em agência digital é exercida a todo momento. Um site, uma campanha de compra de mídia, um e-book ou um vídeo são só alguns dos projetos desenvolvidos frequentemente. O meio de campo exercido pelo gerente de projetos é fundamental para alinhar a expectativa dos envolvidos em prol do resultado desejado. E isso significa exercitar a negociação, empatia, organização e o olhar sobre as tarefas que precisam ser executadas até a entrega. A lente se alterna entre o micro e o macro para reduzir os retrabalhos e angariar experiências que otimizem a demanda numa próxima oportunidade.

Como fazer gestão de projetos em agência digital?

Para garantir a melhoria contínua é preciso otimizar os processos. E esta aqui é a principal vantagem de gerir projetos em agência digital, pelo menos pra mim. Explico: ao propor uma melhoria em um processo, a equipe poderá aplica-lo em vários clientes simultaneamente garantindo uma observação ampliada e a rápida identificação dos pontos de melhoria. Na prática, é importante definir:

  • Mapeamento de processos (o que fazemos e como)
  • Gestão da informação e comunicação (o que armazenamos e como transmitimos)
  • Plataforma para gestão de projetos (onde acompanhamos)
  • Mensuração (quanto fizemos e como melhoramos)

 

Mas esse é um assunto que vou adorar tratar num próximo conteúdo.

Larissa Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *