Como construir um time de marketing focado em resultado | Gestão de Projetos Digitais - GPD

Como construir um time de marketing focado em resultado

Como construir um time de marketing focado em resultado

Como direcionar os esforços do seu time de marketing para conquista de resultados reais para o cliente? Para responder essa pergunta revisei o meu histórico em Marketing de Performance e, especialmente, o comportamento das pessoas com que atuo em projetos baseado no alcance de metas. Mindset, processos, metodologia fazem parte desse combo. Confira a seguir o caminho para construir um time de Marketing focado em resultado.

A importância do processo seletivo

  • Qual o perfil das pessoas que devem estar no seu time?
  • Qual o mindset?

Somos movidos por valores. Eles fazem parte da nossa personalidade e do nosso perfil comportamental. São as estruturas mais firmes que orientam nossa tomada de decisão, liderança e fonte de estímulos. Saber identificar os valores na fase de recrutamento é fundamental para a formação do time.

Conte com a ajuda de um profissional especializado em gestão de pessoas para apoiar a seleção em critérios baseados em valores relacionados à desafio, comprometimento e transparência. O foco em resultado está associado a pessoas que gostam da melhoria contínua.

Lembre-se:

Conhecimento técnico se transmite, mas perfil não.

Por isso, é importante recrutar pessoas que tenham foco em desafio e crescimento. Ter portfólio e formação são critérios importantes, mas que podem ser conquistados. Diferente de um perfil comportamental. Se você ocupa posição de gestão, recrute por valores e apoie o desenvolvimento técnico .

Tenha um time de marketing multidisciplinar

Time de Marketing Multidisciplinar

Projetos baseados em performance estimulam nossa capacidade criativa. O que podemos fazer para alcançar esse objetivo? Responder a essa pergunta é muito mais fácil quando se tem um time com diferentes bagagens culturais e profissionais. Isso porque a diferença gera um ambiente com múltiplos pontos de vista. O planejamento fica muito mais rico e a reação diante de um problema muito mais rápida.

Para conduzir o time para o mesmo caminho, defina:

  • O planejamento com funil de marketing, suas metas e as formas de mensurar (KPI)
  • Objetivo do seu time (gerar leads, gerar oportunidades)

Promova o acordo entre áreas (SLA)

Externo ou dentro da agência, o time de Marketing focado em resultado é responsável pela geração de leads e qualificação deles para o time de vendas. A cadência desta integração precisa ser avaliada com frequência para corrigir o rumo das ações de Marketing e a atuação do time de Vendas.

Ao estruturar um time de Marketing focado em resultados é importante estabelecer reuniões semanais entre gestores de Marketing e Vendas para acompanhar a produtividade dos seus times e os pontos de melhoria que são necessários para o crescimento do negócio. Perguntas importantes para responder:

  • Marketing está gerando o volume necessário de leads que venda precisa para bater meta?
  • Vendas está atendendo os leads ainda quentes ou está demorando?

Estimule a gestão ágil

Estimule a gestão ágil | Times ágeis

Já falamos aqui que a gestão ágil é parte fundamental da metodologia GPD em cursos e consultoria. Aplicada nos times de Marketing ela facilita a gestão dos projetos ao promover a definição de entregáveis mensuráveis, flexibilidade no uso do escopo e maior integração entre as áreas. Confira algumas dicas para implementar a cultura ágil no seu time:

  • Planeje o seu mês, mas divida o objetivo em semanas
  • As sprints semanais devem ter um mini-objetivo alcançável.
  • Subdivida esse objetivo semanal com todas as tarefas que precisam ser feitas para completa-lo
  • Diariamente, convide seu time para um alinhamento de 20 minutos (daily scrum)
  • Ao final da semana, convide o time a avaliar a produção
    • O que eu acertei
    • O que eu aprendi
    • O que eu errei
    • O que acho que pode ser melhor no grupo?

Importante! As reuniões baseadas em metodologia ágil são testadas em grupos pequenos. Fiz uma experiência em divisões de até 8 pessoas por liderança.  Assim, o líder consegue acompanhar melhor a rotina e apoiar na correção dos obstáculos que envolvem mudança de processos com outras equipes integradas.

 

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