Como construir um e-book indo do planejamento à publicação

Fluxo para ilustrar o post como construir um e-book indo do planejamento à divulgação

Um guia de como construir um e-book? Sim! Ao longo de 2016, usei bastante o Linkedin para compartilhar conhecimento sobre gestão de projetos digitais e amadureci a ideia de manter um espaço para falar apenas desse assunto com você. Essa ideia ganhou planejamento, cronograma e então  nasceu! Aqui estou para receber e compartilhar dicas e aprendizados sobre o equilíbrio entre custo, prazo e escopo na web.

Mais do que artigos, estreio esta nova forma de apresentar informação. É um presente para quem atua com produção de conteúdo e marketing digital profissionalmente. Trata-se de um fluxo que mostra como como construir um e-book indo do planejamento à publicação. Ele foi originado de uma WBS que desenvolvi em sua visão ampla para preservar os processos e o segredo do sucesso do time com que atuei ao longo de 2016. Portanto, ele não é um fórmula mágica, mas uma carinhosa contribuição de quem é apaixonada por gestão do conhecimento.

Como construir um e-book indo do planejamento à publicação

Planejamento, conteúdo, diagramação, pre-lançamento e planejamento. Se a gente puder retomar os aprendizados sobre WBS vai ver que estas são as fases deste projeto. Cada uma delas tem seus entregáveis, pacotes de trabalho e atividades. Como entendi que esses dois últimos itens (pacotes de trabalho e atividade) fazem parte da operação do time com que trabalho, resolvi não detalhar os itens para não entregar o que eles fazem para garantir o sucesso de cada material divulgado.

Mesmo preservando a operação, penso que ao estudar o guia você terá uma ótima oportunidade para desenvolver o seu e-book com mais assertividade. Conhecendo cada fase vai saber em que momento participa do projeto e como estimar o tempo necessário para a produção, de acordo com a sua realidade.

Baixe agora o seu!

Botão | Eu quero!

Competências necessárias:

É importante observar que para o gestor de projeto digital, o e-book pode ser considerando um material altamente colaborativo. São muitos profissionais envolvidos na construção de um projeto de excelência. Caso deseje fazê-lo sozinho, preciso dizer que será necessário reunir múltiplas competências. Olha só:

  • Visão estratégia para o planejamento
  • Capacidade descritiva para a redação
  • Talento estético e de legibilidade para diagramação
  • Conhecimentos de monitoramento e desenvolvimento para a estrutura de lançamento
  • Clareza sobre comportamento do consumidor e de métricas

Pois é! Adoro a possibilidade de atrair e fidelizar clientes usando um material verdadeiramente rico como isso. Espero ter ajudado você a produzir o seu próximo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta