Agile Marketing: o que é, do que se alimenta esta forma de gestão

O que é Agile Marketing | Gestão de Projetos Digitais

Você já ouviu falar de Agile Marketing? E de gestão ágil? Se algum destes termos lhe parece familiar, você vai se identificar com essa publicação. Caso não conheça essa forma de gestão ágil de projetos de Marketing, fique por aqui. Neste post, vamos falar sobre como estes princípios podem aumentar a produtividade do seu time.

O que é Agile Marketing

Este termo é utilizado para descrever a metodologia que aplica os princípios ágeis na gestão de projetos de Marketing. Comum nas startups, a gestão ágil é conhecida pela entrega completa de pequenas porções de um produto. Na gestão ágil de Marketing esta prática se equivale ao ciclo de planejar, executar, mensurar e corrigir em menor espaço de tempo. Com feedback constante, o Agile Marketing centra a tomada de decisão na satisfação do cliente.

A seguir, você confere:

  • Agile Marketing x Gestão de Marketing Tradicional
  • Exemplos de uso de Agile Marketing
  • Empecilhos para implementar o Agile Marketing em agências tradicionais
  • Benefícios de implementar o Agile Marketing
  • 3 dicas para implementar hoje os princípios da Metodologia Ágil no Marketing

Agile Marketing x Gestão de Marketing Tradicional

MPV: Agile Marketing ou Marketing Tradicional

Pense na forma como se produz um carro hoje no Brasil. Em linhas gerais, temos o projeto, estruturação, funilaria, pintura, motor e revestimento. Cada etapa só começa quando a anterior se encerrou. Esse é o método em cascata.

Agora associa essa realidade a Gestão de Marketing Tradicional. Planejamento bem completo, produção dos materiais, aprovação do cliente, divulgação. Na rua, o material ganha o feedback do público e a galera de Marketing escolhe com base neste números se a campanha se estende ou é reduzida. Certo? Perceba que isso pode significar um investimento alto de tempo e dinheiro em um “tiro” que precisa ser certeiro. A garantia de retorno, neste caso, está apoiada na experiência dos profissionais com demandas semelhantes. Assim como acontece com o currículo do engenheiro ou da montadora .

Já no Agile Marketing, o processo produtivo é feito em etapas menores e com uma equipe trabalhando simultaneamente. Normalmente se escolhe um prazo padrão para o sprint, que pode ser de 1 a 2 semanas. Ao invés de fazer uma campanha 360º de uma só vez, no Agile Marketing recomenda-se a escolha de uma peça para prova de conceito e o desdobramento das ações de acordo com a receptividade da audiência. É essa peça que vai ser produzida em uma SPRINT com uma meta definida. E quem vai garantir os próximos passos, são os dados devidamente analisados por uma equipe capacitada.

Exemplos de uso de Agile Marketing

Exemplos de Agile Marketing | Gestão de Projetos Digitais

Observando as práticas de Agile Marketing, percebo que este tipo de gestão tem sido bastante adotado pelos profissionais de Marketing Digital com foco em resultados. Eu faço parte desse grupo!É da adoção de ferramentas de mensuração que se toma decisão para manter, alterar ou otimizar as ações. É o caso de:

  • Teste A/B em Landing Pages para aumentar a conversão
  • Fluxo de automação de e-mail para ampliar o volume de oportunidades no funil de Marketing
  • Campanha de compra de mídia com foco em oferta sazonal

E há mudanças também no fluxo de trabalho

Com o método GPD, que criei ao longos dos últimos anos, percebi que aplico os princípios ágeis para aumentar a produtividade e o engajamento do time. Olha só:

  • Adoção de reuniões diárias de 20 min para responder as questões: o que eu fiz ontem, o que tenho pra hoje e que empecilhos encontrei
  • Acompanhamento dos prazos a partir das sprints (o que temos para esta semana)
  • Desenvolvimento da colaboração, autogestão e capacidade de resolver problemas
  • Abertura para correções rápidas no fluxo de trabalho
  • Adoção de checkpoints para corrigir o andamento do projeto

Empecilhos para implementar o Agile Marketing em agências tradicionais

Com o aumento da competitividade e a retração econômica brasileira, a verba para ações de Marketing está cada vez mais disputada. Grandes agências precisaram se reinventar, muitas até adquiriram agências de performance para incorporar a gestão orientada por dados à expertise de Branding. O planejamento continua sendo muito valorizado, desde que amparado por dados históricos da própria empresa, além das informações de mercado e comportamento do consumidor. E daí surgem alguns empecilhos:

Obstáculos: Empecilhos para implementar o Agile Marketing - Gestão de Projetos Digitais

  • Equipes organizadas por departamentos ao invés de pequenos núcleos autogerenciáveis
  • Densa hierarquia de aprovação ao invés da definição de um só representante da empresa
  • Contratos baseados em BV ao invés de Sucess Fee
  • Escopos pré-definidos ao invés de escopos flexíveis baseados em pacote de horas
  • Excesso de reuniões improdutivas ao invés de reunião diária de 20 minutos (daily scrum)
  • Cronograma em cascata ao invés de cronograma definido por sprints

Benefícios de implementar o Agile Marketing

Essa eu posso dizer por mim. Os tópicos a seguir são resultado da minha vivência com a implementação de princípios ágeis combinados com gestão de pessoas e de processos. Eu falei um pouco sobre isso neste artigo e no webinar de 08/03 e vou reproduzir um dos slides logo abaixo.

Agile Marketing: como funciona essa metodologia | Gestão de Projetos Digitais

  • Controle de todos os projetos ativos e definição de critérios de priorização
  • Definição das atribuições do time em cada tipo de demanda
  • Redução drástica de retrabalho envolvendo o tráfego de demandas internas e com o cliente
  • Mais transparência e colaboração com o cliente sobre o andamento do projeto
  • Mapeamento do fluxo de trabalho e aprendizado sobre os acertos e erros frequentes
  • Promoção da gestão à vista para promover a auto-organização e o empoderamento do time
  • Reduz o custo de mudança, comum em projetos que começam com planejamentos robustos e mensuração do resultado apenas ao final
  • Propicia a correção mais ágil do curso esperado pelo projeto.
  • Promove a consolidação de um mindset mais do que um framework

3 dicas para implementar hoje os princípios da Metodologia Ágil no Marketing

Dica 03 - Gestão de Projetos Digitais

  1. Adote as reuniões diárias (Daily Scrum)
  2. Como gestor (a), se coloque à disposição do time para remover bloqueios com cliente e direção
  3. Priorize as demandas viáveis para o espaço da semana (SPRINT)

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