Agências digitais: qual a relação entre vendas b2b e retenção de clientes?

Sucesso do cliente, geração de leads, alinhamento marketing e vendas. Essas são algumas das palavras-chaves que mais me fizeram sentido no Vendas B2B Summit, congresso online organizado por Daniel Baunds™. Decidi então compartilhar meus insights sobre a relação entre vendas b2b e retenção de clientes Confira!

O maior e mais inovador congresso online de vendas B2B do Brasil. (Vendas B2B Summit)

Essa foi a chamada do evento realizado entre os dias 20 a 24 de maio, motivo da minha inscrição nas palestras com Juliana Tubino e Eric Santos, da Resultados Digitais. Conhecer a experiência da empresa que está mais próxima das agências digitais sempre acrescenta para quem busca prestar serviços de marketing digital de performance.

Além disso, busquei preencher lacunas na gestão de projetos de Marketing Digital com foco em vendas B2B. Essas em que o time da agência ajuda o cliente a vender para outras empresas. Se você também têm projetos semelhantes, vai se identificar com esse tipo de venda complexa. Afinal, vendar para empresas significa apresentar uma oportunidade de sanar uma dor de negócio e convencer mais de uma pessoa (diretor, gestor) a comprar esta solução.

O meu melhor case na área nasceu ao identificar a “persona” mais importante do processo de compras que envolvia 4 etapas de tomada de decisão (técnico, preço, gestão e sustentabilidade). O meu caso mais desafiador (ainda está em curso) e passa por um processo de conscientização de uma dor patente. Ou seja, as pessoas dentro da empresa ainda não despertaram sobre a necessidade de resolver este problema em prioridade. Resultado: o marketing demora a provar seu valor. Ufa!

Confira os insights sobre a relação entre vendas b2b e retenção de clientes:

O time de Marketing precisa conhecer o perfil ideal de cliente (ICP), indo além do olhar sobre a persona .

Falamos sobre isso aqui. O melhor jeito de integrar Marketing com Vendas é apontar para o cliente que mais compra. Argumentos, conteúdos, custos de aquisição devem considerar a semelhança das oportunidades com o perfil de comprador qualificado. Do contrário, é só sujar a base de leads.

O churn, taxa de cancelamento de contratos, é um índice de saúde comercial, financeiro, marketing e operação.

Sendo assim, é fundamental criar um alinhamento que permita que os clientes entrem e se mantenham durante todo o contrato. Por vezes, vemos a preocupação grande em trazer qualquer cliente sem considerar dos efeitos nocivos de não entregar o que foi prometido.

LTV – Life Time Value é uma taxa muito utilizada pelas empresas de software por assinatura (SAas) que tem direta relação com os contratos das agências digitais.

Pense que ao medir o tempo médio de duração dos contratos, sua agência está se compromentendo com a satisfação do clientes, indicação e recompra. Todos artifícios mais baratos do que conquistar novos clientes.

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Vale a pena ler:

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