7 dicas para fazer gestão de mídia de performance

Gestão de Mídia de Performance | Saiba como formar times de mídia paga

Há alguns meses tenho buscado capacitação em gestão de mídia e Growth Hacking, duas formas de ampliar os resultados das empresas que acreditam no Marketing Digital. Hoje resolvi compartilhar dicas para quem, assim como eu, atua na gestão de times focados em compra de mídia de performance.

O que é gestão de mídia de performance

Se este é seu primeiro contato com o termo, vale a pena ler este parágrafo. Mídia de performance é aquela direcionada à venda ou qualquer ativo que tenha relação com ela. Basicamente, toda ação do profissional de mídia paga deve estar relacionada à uma métrica importante para o negócio: leads, downloads, vendas. O mesmo não podemos dizer dos anúncios com foco em visibilidade de marca (branding): cliques, comentários, compartilhamentos. Ou seja, o compromisso da mídia de performance é mensurar o impacto das campanhas no time de vendas.

Sabendo o que é mídia de performance, vamos às dicas:

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 01

1 – Forme um time que valorize a melhoria contínua

Já falamos sobre a importância de recrutar por valores e treinar habilidades. Quanto mais altos forem a expectativa e investimento do seu cliente, mais o gestor de projetos precisará de profissionais já certificados e experientes. Independente do nível do time, em comum, os profissionais de mídia precisam ser ágeis o suficiente para testar e corrigr a execução de seu planejamento em busca do melhor ROI (retorno sob investimento para seu cliente). Lembre-se dessas dicas para encontrar profissionais de mídia.

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 02

2 – Antes de começar a campanha, mapeie o histórico do cliente

A maioria dos clientes desejam retornos altos com investimentos modestos. Para alinhar a expectativa, é importante conhecer o histórico do cliente com mídias pagas. O que ele já errou e acertou, que produtos mais vendem, que persona mais compra, como é o fluxo de vendas e a relação com a concorrência. Por isso, além do briefing sincero, peça um tempo para avaliar as contas de anúncios em busca de oportunidades de melhoria.

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 03

3 – Em mídia paga (e na vida) só prometa o que você pode cumprir

Em linhas gerais, o sucesso da compra de mídia está relacionado à assertividade do público-alvo, copy, investimento e página de destino. Estamos falando, portanto, de componentes que envolvem o Marketing e a promessa de valor do produto ou serviço do cliente. Isso significa que a definição de metas em vendas devem estar pautadas em mensuração e análise do que foi executado pelo time. Para conseguir a credibilidade do cliente, prefira rodar a campanha por algumas semanas antes de estabelecer metas ousadas.

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 04

4 – Monitore antes para melhorar depois

Ao assumir a gestão de campanhas de compra de mídia, percebo que a primeira vitória aparece já na validação do monitoramento. Para muitos clientes, ter acesso ao Google Analytics é a abertura de um canal transparente para acompanhamento dos resultados. Por isso, valorize a etapa de monitoramento e todas as configurações necessárias para analisar a performance dos ativos. Isso inclui o alinhamento com parceiros de desenvolvimento web, B.I e infra-estrutura.

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 05

5 – Escolha os canais mais adequados ao comportamento da persona

Facebook e Instagram são mídias de topo e meio de funil muito úteis para angariar leads e se relacionar com eles. Clientes prontos para comprar estão no Google Ads.

Essas afirmações parecem ser um ponto pacífico para muitos profissionais de Marketing Digital de Performance. No entanto, somente o teste e o conhecimento do público da sua marca pode confirmar esse padrão, inclusive indicar de quais outras mídias você precisará no projeto. Costumo assumir esse ponto de partida e testar campanhas e canais a depender do objetivo e investimento de cada cliente.

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 06

6 – Avalie e faça testes periódicos

Diferente dos projetos estruturais como os da engenharia, as demandas de digitais estão relacionadas ao teste frequente. Falamos disso ao explicar sobre o conceito de Agile Marketing e ainda defendo frequentemente a importância de fazer planejamentos curtos para se adaptar às mudanças dos leilões de mídia e dos algoritmos comuns na web. Por padrão, alinho com os parceiros de mídia mudanças semanais nas campanhas e otimizações compatíveis com o tempo de maturação de cada mídia.

 

Gestão de mídia de performance: Dica nº 07

7 – Compartilhe as vitórias e os desafios com o cliente

O time de gestão de mídia  de performance inclui o gestor, b.i, designer, profissionais de mídia, copy e também o cliente. Independente do tamanho do time e da quantidade de competências envolvidas no seu caso, garanta a participação obrigatória do cliente ao reportar os resultados positivos e negativos da campanha.

Costumo propor reuniões semanais com um representante do Marketing e/ou vendas do cliente para alinhar a expectativa e coletar o termômetro do negócio. Essa proximidade valoriza o trabalho e estabelece o comprometimento com a melhoria contínua.

 

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