Linkedin e Marketing Digital:

como usar seu perfil para gerar negócios.

Saiba aplicar o social selling para ampliar sua visibilidade para potenciais recrutadores ou clientes.

Gerar negócios com o seu perfil linkedin

No Brasil, há mais de 730 mil profissionais relacionados ao Marketing Digital no Linkedin. Poucos exploram o potencial da maior rede de relacionamentos profissional.

São mais de 40 milhões de usuários cadastrados, na versão brasileira, com foto e alguma parcial do currículo por lá. Certamente, irá encontrar futuros colegas de trabalho, clientes e parceiros utilizando a rede.

Mas você sabe como utilizar o canal para ampliar sua visibilidade para potenciais recrutadores ou clientes?

Para responder a essa pergunta, convidamos Camila Rissi, da LinkedYou. Especialista em vendas, ela criou uma metodologia para potencializar a geração de resultados na rede. A seguir, você vai conferir dicas que envolvem SEO, Social Selling, Copy e engajamento.

Antes de atualizar seu perfil ou se cadastrar na rede

Defina um objetivo

Você irá se expor para fazer networking em busca de novas oportunidades profissionais ou gerar novos negócios para sua atual empresa? Defina seu objetivo principal antes de seguir as dicas a seguir.

Defina sua persona

Já falamos aqui sobre as várias possibilidades de representar sua persona. Utilize os aprendizados para definir a sua.

Mão na massa:

O que fazer no Linkedin?

Linkedin

Otimizar perfil:

Meta: tornar seu perfil facilmente encontrado na rede e no Google

O que fazer:

Considere o seu perfil a sua Landing Page

Defina a sua PVU (proposta de valor única)

Defina as palavras-chaves

Preencha as seções do Linkedin de forma a defender essa experiência do PVU

Personalize o título do seu perfil

º Ex: Utilizo SEO para ajudar ecommerces a alavancarem seu negócio.
º Vá além do cargo. Use os 300 caracteres para se descrever.
º USE um CTA
º Utilize as mídias (apresentações e imagens) que comprovem sua experiência para quem estiver navegando pelo seu perfil

Linkedin

Ampliar rede de contatos:

Meta: unir o mundo online com o offline​

O que fazer:

Estude o conteúdo que sua audiência mais consome.

Envie convite de conexão com as pessoas que engajaram com seus post

Use a ferramenta Linked Helper para automatizar o processo

Conecte-se com pessoas que comentam posts de pessoas em comum

Pesquise as pessoas que são 2º e 3º grau com palavras-chaves de seu interesse

Encontre grupos relacionados ao comportamento da sua persona. Para isso, busque os grupos de alguém da sua rede que represente a sua persona

Linkedin

Compartilhar conteúdo relevante:

Meta: oferecer conteúdo (posts e artigos) para se conectar com público interessado na maneira como você resolve os problemas dele

O que fazer:

Estude o conteúdo que sua audiência mais consome.

º Analise as atividades mais frequentes de uma mostra do seu público-alvo

Crie um plano de conteúdo

º Quantos posts você vai fazer por semana
º Qual o objetivo de cada post (engajamento, visita a página)
º Que tipo de conteúdo (foto, vídeo, texto)
º Qual a estrutura da sua copy (AIDA, Storytelling)

Mensure os resultados de cada conteúdo

º Quantos likes, comentários, pedidos de conexão, leads

Linkedin

Relacionar-se genuinamente:

Meta: gerar autoridade na rede a partir de depoimentos genuínos que comprovem sua atuação

O que fazer:

Crie um plano de conteúdoRegistre competências de suas conexões: mostre a sua rede que você conhece suas conexões ao registar as habilidades dela

Faça recomendações: as pessoas que tiveram real valor na sua carreira costumam retribuir

Relacione-se com as postagens do seu feed: o Linkedin destaca as suas interações (gostei, comentários, compartilhamentos). Lembre-se de dedicar 20 minutos para ficar ativamente na rede.

Linkedin

Divulgar seu perfil:

Meta: potencializar o alcance das suas publicações de acordo com o funcionamento do algoritmo do Linkedin

O que fazer:

Acelere a distribuição de conteúdo

º Divulgue seu conteúdo nos primeiros 30 minutos de publicação para garantir que o Linkedin amplie a visibilidade dele. Ex: Post no Facebook, Grupo de Whatsapp, Marque pessoas citadas no post
º Só divulgue link nos comentários:
º º O Linkedin, ou qualquer rede social, reduz o alcance de publicações que estimulam a saída dela.
º Explore a variação de conteúdo:
º º Conteúdo topo de funil com fundo de funil, texto e depois imagem. Alterne a forma como você interage na rede para ampliar o alcance de engajamento.

Crie um plano de conteúdoRegistre competências de suas conexões: mostre a sua rede que você conhece suas conexões ao registar as habilidades dela

Relacione-se com as postagens do seu feed: o Linkedin destaca as suas interações (gostei, comentários, compartilhamentos). Lembre-se de dedicar 20 minutos para ficar ativamente na rede.

Importante: texto puro tem tendência a gerar mais engajamento que os demais formatos. O teste é o que vai confirmar em cada caso.

Linkedin

Faça prospecção ativa na sua base de contatos:

Meta: conectar-se com potenciais clientes, parceiros ou colegas de trabalho.

Spam e conteúdo são diferenciados pela relevância. Entregue o conteúdo que sane uma dor latente do seu público. Há algumas formas de se conectar de maneira personalizada com suas conexões:

Exportar sua base de contatos e fazer um email marketing

º Essa não é a mais recomendada, pois há alto risco de ser encarada como spam.

Envie mensagens personalizadas ao abordar um usuário

Use um fluxo de prospecção no Linkedin para apoiar seu processo comercial

º Etapas para abordar um potencial cliente no Linkedin
º 1 - Pesquisa de público-alvo
º 2 - Visita ao perfil da pessoa desejada
º 3 - 1 dia depois, visite novamente
º 4 - 1 dia depois, envie um pedido de conexão Exemplo: Vi que você atua na mesma área que eu, achei que valia a pena nos conectarmos
º 5 - Envie uma mensagem de agradecimento após o contato aceitar a conexão
º 6 - Envie um email convidando esta pessoa para um bate-papo
º 7 - Follow-up: caso a pessoa não tenha respondido, retome o contato gentilmente propondo uma nova data
º 8 - Utilize a ferramenta Use Orca para fazer esse processo de conexão automaticamente

Quer conferir outras dicas
para potencializar seus negócios no Linkedin?

Camila Rissi - Consultora e Linkedin Master

Sobre a Camila e a LinkedYou

O Linkedyou oferece cursos e treinamentos para otimização de Linkedin usando táticas de SEO, Marketing de Conteúdo e Growth Hacking.

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✓ Mentoria: Projetamos um plano detalhado para que continue crescendo suas conexões e obtenha mais engajamento e resultados

Larissa Lima - Gerente de projetos digitais | Consultora de Marketing Digital | Entusiasta de Gestão do conhecimento

Sobre o GPD - Gestão de Projetos Digitais

O GPD é resultado de mais de 10 anos de experiência de sua fundadora, Larissa Lima, na gestão de projetos de Marketing Digital. Desde 2016, apoia profissionais e empreendedores da área a conquistar a excelência de seus projetos digitais sem aumentar sua jornada de trabalho.

Acesse nosso blog para encontrar conteúdo sobre o equilíbrio entre processos, pessoas e empresa em qualquer das fases de um entregável web.

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