17 / 09 / 22

Como gerenciar um time remoto de marketing digital

A gestão de pessoas e tarefas é uma atividade cheia de nuances. Há algum tempo não era possível imaginar que a natureza do trabalho passaria por tantas mudanças e chegaríamos a um cenário como o que vivemos hoje – e o futuro ainda reserva muitas surpresas, pode apostar! Gerenciar um time remoto de marketing digital já era realidade para nós em 2018, mas com a pandemia resolvemos atualizar este artigo.

Mudaram as ferramentas, as lideranças, a relação com o tempo e também com o espaço. Gerenciar uma equipe a distância já é algo muito comum aos profissionais de desenvolvimento e, cada vez mais, faz parte da rotina de quem trabalha com marketing digital.

(Já falamos aqui no GPD sobre como é possível captar e fidelizar clientes com esse tipo de trabalho. Dá uma olhada para saber mais!)

Então, vamos às dicas de como fazer a gestão uma equipe remota e entregar trabalho e valor ao seu cliente!

Trabalho remoto: compromisso e comunicação

No trabalho remoto, a equipe pode estar em outro país, outra cidade ou apenas em prédios diferentes, como na relação entre uma empresa e uma agência.

É importante entender que todos os aprendizados que valem para quem está atuando no mesmo lugar também são válidos para quando não há o olho no olho. O que quero dizer com isso? Que os desafios e as lições existem para qualquer tipo de trabalho. Por isso, o compromisso é parte fundamental dessa relação.

Cuidados e desafios

Cuidados e desafios em time remoto de Marketing Digital

O primeiro desafio é garantir que as pessoas tenham as condições necessárias para atuar de forma remota. Algumas coisas são indispensáveis, como:

  • Uma conexão com a internet – essa vai ser, seguramente, a principal maneira de comunicação, portanto, é necessário que sua conexão dê conta do trabalho. Faça testes, contrate um pacote melhor ou uma internet mais veloz e evite dores de cabeça.
  • Equipamento suficiente para resolver as demandas – computador, smartphone, tablet, microfone, fone de ouvido ou qualquer outro equipamento deve estar em condições plenas de uso para você atender quem te contratou e evitar surpresas em cima da hora.
  • Tempo necessário para arcar com os compromissos – a relação com o tempo entre a demanda e a entrega vai depender muito da relação entre o prestador do serviço e o cliente. O importante é estabelecer prazos e metas. Ter um horizonte de trabalho delineado só contribui para que as entregas tenham maior sucesso.

#DicaGPD Mantenha sempre contato com a sua equipe para saber sobre o andamento da tarefa. A comunicação é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso de um time remoto de Marketing Digital.

Cause boa impressão

Reduzir as chances de erros e falhas é crucial no caminho da credibilidade. Pense: se construir uma boa relação com um cliente pessoalmente pode levar algum tempo, virtualmente esse desafio precisa de atenção. Imagine uma reunião em que o microfone falha, a conexão cai diversas vezes, o equipamento não corresponde às expectativas. Problemas podem acontecer, mas é necessário estar pronto para contorná-los. Errar é humano, corrigir é o desafio.

O grande desafio para time remoto de Marketing Digital

Na falta de reuniões presenciais ou encontros para sentar à mesa, discutir propostas ou apresentar documentos, a boa comunicação é fundamental. Além de evitar ruídos, é imprescindível estar à disposição. Do outro lado pode haver alguém inseguro sobre a sua a capacidade de entrega e gestão. Então, o grande desafio da gerência remota é a comunicação. Fique atento!   

Suporte e ferramentas

Suporte e ferramentas para time remoto de Marketing Digital

Com as mudanças do mundo na forma de se comunicar e relacionar, os líderes também precisaram se adequar às novidades. Mais uma vez, o foco volta para a  comunicação! Seguem algumas soluções que usamos aqui no GPD:

  • Slack: A comunicação por aqui é centralizada no slack, nossa sede digital. Dividimos em canais por departamento e mantemos a troca de informações pesquisável para os integrantes de cada espaço. Administrativo, Operação e projetos especiais têm espaço por lá. Recomendo bastante para substituir o whatsapp por uma troca assíncrona e estruturada.
  • Zoom: É por ele que realizamos nossas reuniões de abertura e fechamento da semana, briefings e 1/1 de desenvolvimento. Permite dividir a sala em diferentes grupos, pesquisa e compartilhamento na mesma tela. Com o zoom, conseguimos manter nossa gestão do conhecimento, já que gravamos todos os encontros e tutoriais para apoiar o time em novos desafios e deixamos publicado direto na nuvem. A ferramenta, que ganhou diversos assinantes durante o lockdown, forçou a melhorias de funcionalidades no Google Meet. Ele pode ser uma alternativa para quem decida concentrar investimentos na assinatura do Google.
  • Google Drive: por aqui usamos a versão business do centro de produtividade do Google. Planilhas, Documentos, apresentações e arquivos da consultoria ficam armazenados nesta suite. Pelo Google Workspace conseguimos atuar remoto e de maneira colaborativa. Destaque para os comentários, versões de documentos e diferentes tipos de permissão de visibilidade ou edição.

Formas de contratação de time remoto de Marketing Digital

Formas de Contratação de time remoto de Marketing Digital

A maneira de contratar uma equipe para trabalhos remotos pode variar de acordo com a verba disponível ou com as demandas existentes. Você pode, por exemplo, contratar com um fee para lotes de entregas periódicas, como conteúdos para blogs, ou contratar para demandas pontuais, como a diagramação de um e-book.

Independentemente da escolha e da necessidade, os critérios não mudam! Observe sempre o que falamos lá em cima: infraestrutura, disponibilidade, comunicação, capacidade de reconhecer falhas – superimportante para construir uma relação de confiança, viu? –, além de aceitar e dar feedbacks.

E não esqueça: a opção do teletrabalho é uma escolha de pessoas que, de alguma forma, buscam liberdade de tempo. Ela tem sido eleita, cada vez mais, por profissionais tecnicamente experimentados, com capacidade já reconhecida no mercado. Portanto, embora reduza a carga tributária e os custos operacionais, conseguir bons parceiros também requer investimentos para cumprir com as demandas e entregar valor ao cliente!

Gostou das dicas de como gerenciar um time remoto de marketing digital?

Espero que esteja cheio de ideias e projetos para colocar em prática! E se quiser contar ainda mais com a contribuição do GPD, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Fernanda Lins

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