Como gerenciar um time remoto de marketing digital

Como gerenciar um time remoto de Marketing Digital

A gestão de pessoas e tarefas é uma atividade cheia de nuances. Há algum tempo não era possível imaginar que a natureza do trabalho passaria por tantas mudanças e chegaríamos a um cenário como o que vivemos hoje – e o futuro ainda reserva muitas surpresas, pode apostar! A gestão de um time remoto de marketing digital, por exemplo, já é uma realidade.

Mudaram as ferramentas, as lideranças, a relação com o tempo e também com o espaço. Gerenciar uma equipe a distância já é algo muito comum aos profissionais de desenvolvimento e, cada vez mais, faz parte da rotina de quem trabalha com marketing digital.

(Já falamos aqui no GPD sobre como é possível captar e fidelizar clientes com esse tipo de trabalho. Dá uma olhada para saber mais!)

Então, vamos às dicas de como gerenciar uma equipe remota e entregar trabalho e valor ao seu cliente!

Trabalho remoto: compromisso e comunicação

No trabalho remoto, a equipe pode estar em outro país, outra cidade ou apenas em prédios diferentes, como na relação entre uma empresa e uma agência.

É importante entender que todos os aprendizados que valem para quem está atuando no mesmo lugar também são válidos para quando não há o olho no olho. O que quero dizer com isso? Que os desafios e as lições existem para qualquer tipo de trabalho. Por isso, o compromisso é parte fundamental dessa relação.

Cuidados e desafios

Cuidados e desafios em time remoto de Marketing Digital

O primeiro desafio é garantir que as pessoas tenham as condições necessárias para atuar de forma remota. Algumas coisas são indispensáveis, como:

  • Uma conexão com a internet – essa vai ser, seguramente, a principal maneira de comunicação, portanto, é necessário que sua conexão dê conta do trabalho. Faça testes, contrate um pacote melhor ou uma internet mais veloz e evite dores de cabeça.
  • Equipamento suficiente para resolver as demandas – computador, smartphone, tablet, microfone, fone de ouvido ou qualquer outro equipamento deve estar em condições plenas de uso para você atender quem te contratou e evitar surpresas em cima da hora.
  • Tempo necessário para arcar com os compromissos – a relação com o tempo entre a demanda e a entrega vai depender muito da relação entre o prestador do serviço e o cliente. O importante é estabelecer prazos e metas. Ter um horizonte de trabalho delineado só contribui para que as entregas tenham maior sucesso.

#DicaGPD Mantenha sempre contato com a sua equipe para saber sobre o andamento da tarefa. A comunicação é um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso de um time remoto de Marketing Digital.

Cause boa impressão

Reduzir as chances de erros e falhas é crucial no caminho da credibilidade. Pense: se construir uma boa relação com um cliente pessoalmente pode levar algum tempo, virtualmente esse desafio precisa de atenção. Imagine uma reunião em que o microfone falha, a conexão cai diversas vezes, o equipamento não corresponde às expectativas. Problemas podem acontecer, mas é necessário estar pronto para contorná-los. Errar é humano, corrigir é o desafio.

O grande desafio para time remoto de Marketing Digital

Na falta de reuniões presenciais ou encontros para sentar à mesa, discutir propostas ou apresentar documentos, a boa comunicação é fundamental. Além de evitar ruídos, é imprescindível estar à disposição. Do outro lado pode haver alguém inseguro sobre a sua a capacidade de entrega e gestão. Então, o grande desafio da gerência remota é a comunicação. Fique atento!   

Suporte e ferramentas

Suporte e ferramentas para time remoto de Marketing Digital

Com as mudanças do mundo na forma de se comunicar e relacionar, os líderes também precisaram se adequar às novidades. Mais uma vez, o foco volta para a  comunicação! Seguem algumas soluções que usamos aqui no GPD:

  • WhatsApp – ainda há muito receio em usar profissionalmente essa ferramenta, mas ela se tornou essencial para agilizar a comunicação, fazer alguns acertos e pequenos alinhamentos. Estabeleça seus limites quanto a horários e tipos de demanda. Cuidado com o excesso de disponibilidade!
  • E-mail – é superútil para documentar e registrar demandas, fazer acertos e enviar informações mais detalhadas. Mas não esqueça: é preciso manter uma rotina de checar as mensagens para não perder o timing do envio e das respostas.
  • Appear.in – é um serviço online que permite videoconferência com até oito pessoas. Você compartilha a tela e mantém chat aberto para reunião virtual. Simples e prático.
  • Ferramenta de gestão de tarefas – para uma gestão mais robusta, quando o volume ultrapassar o que uma agenda ou a memória dá conta, invista em um sistema desse tipo, em que todo mundo consiga olhar as tarefas e ter uma visão muito clara das datas e dos compromissos. Essas ferramentas também são ótimas para dar a noção geral se alguma tarefa vai ser atrasada e se isso vai prejudicar o trabalho de alguém.

Formas de contratação de time remoto de Marketing Digital

Formas de Contratação de time remoto de Marketing Digital

A maneira de contratar uma equipe para trabalhos remotos pode variar de acordo com a verba disponível ou com as demandas existentes. Você pode, por exemplo, contratar com um fee para lotes de entregas periódicas, como conteúdos para blogs, ou contratar para demandas pontuais, como a diagramação de um e-book.

Independentemente da escolha e da necessidade, os critérios não mudam! Observe sempre o que falamos lá em cima: infraestrutura, disponibilidade, comunicação, capacidade de reconhecer falhas – superimportante para construir uma relação de confiança, viu? –, além de aceitar e dar feedbacks.

E não esqueça: a opção do teletrabalho é uma escolha de pessoas que, de alguma forma, buscam liberdade de tempo. Ela tem sido eleita, cada vez mais, por profissionais tecnicamente experimentados, com capacidade já reconhecida no mercado. Portanto, embora reduza a carga tributária e os custos operacionais, conseguir bons parceiros também requer investimentos para cumprir com as demandas e entregar valor ao cliente!

Gostou das dicas de como gerenciar um time remoto de marketing digital?

Espero que esteja cheio de ideias e projetos para colocar em prática! E se quiser contar ainda mais com a contribuição do GPD, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

Até a próxima!



Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões