17 / 01 / 18

Senso de dono: o que isso realmente significa?

Ownership, senso de dono, líder nato, vestir a camisa, trabalhar como se a empresa fosse sua. Quem nunca ouviu isso como elogio no ambiente profissional? Neste artigo, resolvi aprofundar o entendimento sobre essa expressão, seus prós e contras na gestão de projetos digitais.

O que significa ter senso de dono (Ownership)?

Segundo os estudiosos de cultura empresarial, a expressão senso de dono ou ownership (livremente traduzida como “sentimento de posse”) é utilizada para qualificar as atitudes profissionais focadas no crescimento do negócio. Envolve responsabilidade, visão ampla da empresa, alta colaboração, reconhecimento e transparência.

As polêmicas envolvendo o senso de dono

Eu particularmente já ouvi essa expressão de forma entusiasmada e também acompanhada de desdém. A quem defenda e a quem critique a ideia de que o senso de dono é motor de reconhecimento na empresa. Por isso, resolvi fazer algumas observações, considerando as leituras e vivências relacionadas ao tema.
Senso de dono tem críticos

Quem critica a expressão diz:

  • Eu não posso pensar como dono se o meu salário é o mesmo, independente do meu esforço

  • Eu não posso ter atitude de dono se não tenho autonomia para executar minhas ideias

  • Eu não posso ter senso de dono porque não sei para onde a empresa está indo

  • Eu não posso ter postura de dono se vejo as pessoas próximas do dono serem beneficiadas, enquanto me esforço

 

Senso de dono tem admiradores

Quem elogia a expressão diz:

  • Para mim, ownership, é ter liberdade de alcançar uma meta sem precisar me dizer como fazer.

  • Eu acredito que essa expressão só faz sentido se todos se sentirem parte da empresa

  • Tenho real curiosidade em fazer o negócio dar certo porque sei que isso é aprendizado para minha carreira e para os meus colegas

  • Eu faço por mim, pelos meus colegas, espero reconhecimento nesta ou na próxima empresa.

Como as empresas estimulam o senso de dono

Senso de dono e a cultura empresarial

  • Recrutam profissionais com bagagens híbridas e interesse por processos
  • Substituem o comando pela colaboração
  • Removem bloqueios para desenvolver talentos e autogestão
  • Comunicam e delegam com clareza
  • Estimulam projetos paralelos e o intraempreendedorismo
  • Valorizam o apreço por metas e métricas para melhoria contínua

 

Como o senso de dono faz diferença na gestão de projetos digitais

Colaboração é um dos principais valores da metodologia que aplico em gestão de projetos digitais. Sendo assim, a minha interpretação de senso de dono se transformou em um meio termo. Talvez porque tive a oportunidade de ser empresária e também funcionária, balança que alimenta a categoria liderança e gestão de pessoas por aqui.

Na gestão de projetos que acredito, o senso de dono é mais do que se colocar no lugar dos fundadores da empresa. É assumir um compromisso sincero com a entrega de valor possível para o seu time. É buscar aprendizado contínuo como fonte de motivação, independente da empresa.

Talvez influenciada pelo filósofo Leandro Karnal, eu prefira a expressão ser “sócia majoritária da minha vida”. Sem parecer arrogante, vale exemplificar o que move esse protagonismo:

Quando eu realizado um projeto, imagino meu time na ficha técnica dele. Tento focar em como gostaria de contar essa história no meu portfólio. O senso de dono é só consequência.

Senso de dono ou protagonismo na gestão de projetos digitais

Vale a pena ler para assumir seu próprio ponto de vista:

Como anda o senso de dono da sua equipe de Marketing?

Você sabe como anda a percepção do seu time sobre ownership?

Preparamos uma ferramenta para te ajudar a descobrir a maturidade da sua equipe de Marketing. Responda o Quiz sobre Maturidade de Gestão de Equipes de Marketing e tenha um termômetro de como sua empresa aplica as boas práticas de governança em times focados em resultados.

banner do quiz sobre maturidade de gestão de equipes de marketing

Quiz Maturidade de Gestão de Equipes de Marketing

Larissa Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *