7 motivos para desenvolver lideranças em marketing digital
Saiba por que é tão importante capacitar profissionais com aptidão em gestão e desenvolver lideranças quanto focar nas entregas do time
O sucesso de um time focado em performance está diretamente relacionado com o desenvolvimento de lideranças em Marketing Digital. É papel do gestor estimular as habilidades de seu time em busca da satisfação individual e resolução dos problemas coletivos. Reunimos aqui 7 motivos para investir na capacitação em gestão para engajar profissionais e fortalecer a entrega de valor aos clientes. Confira!
Nesta publicação você vai conferir dicas como:
- Liderar não é colocar problemas na mesa
- Use a capacidade intelectual do seu time
- Desenvolva as competências do seu time
- Autoconhecimento: o melhor guia para desenvolver lideranças em Marketing Digital
- Um líder precisa de tempo
- Assuma um papel que combine com seu perfil
- A liderança é um interesse particular
1. Liderar não é colocar problemas na mesa
Um líder não apenas diz que um problema precisa ser resolvido. As lideranças em marketing digital genuínas estimulam o time a pensar e resolver o problema. Pergunta qual a sugestão para caminhar até a solução, pondera e sugere novas direções.
Lembre-se: é muito importante que o time se perceba resolvendo o problema. Em uma analogia, a liderança é como uma bagagem pesada para carregar, envolve tarefas de pequeno, médio e grande porte, por isso, a parceria de um time é tão necessária.
2. Use a capacidade intelectual do seu time
Usufruir da inteligência e capacidade de raciocínio do seu time para resolver um problema é muito melhor do que achar que pode dar conta de tudo sozinho. A centralização, além de levar a problemas técnicos, também acarreta problemas emocionais.
É preciso ficar sempre atento, equilíbrio emocional é tão importante quanto qualquer outra capacidade!
3. Desenvolva as competências do seu time
Para agir dessa forma, um líder precisa saber que tem a possibilidade de recrutar com eficiência e qualidade um time de marketing digital. E o mais importante: precisa estimular o time para que, diante de um problema, consiga resolvê-lo sozinho.
E se você está se perguntando caso o problema for novidade, a postura é de encorajar o envolvimento de todos na busca pela resolução e na proatividade para que, caso aconteça de novo, todos saibam resolver.
4. Autoconhecimento: o melhor guia para desenvolver lideranças em Marketing Digital
As posições de liderança necessitam de alguém pronto para entender as diferenças. Um líder é um profissional que precisa conciliar múltiplos interesses e personalidades.
No ambiente digital, normalmente, as pessoas são jovens e têm o ímpeto de resolver e fazer e acontecer – como diz o jargão! Para lidar com isso, é essencial alguém que pondere os pontos de vista e os interesses envolvidos. O GPD elegeu três que considera super importantes:
- Os interesses do time – A satisfação da equipe em trabalhar na empresa e com aquele líder;
- Os interesses da agência – Por ser um negócio, precisa faturar e garantir a produtividade;
- Os interesses do cliente – Entregar as demandas, resultados e valor, para que ele enxergue no seu serviço a qualidade e confiança necessárias para seguir contratando.
Equilibrando esses três aspectos, além da própria liderança que fica diante desse ecossistema, é muito provável que nasça o sucesso do seu cliente!
5. Um líder precisa de tempo
Os líderes técnicos que, de alguma forma, estão ligados à execução e à parte operacional, são pessoas muito importantes para otimizar os processos e para a inovação das atividades de marketing digital.
Já uma grande liderança de pessoas transita entre os três interesses que citamos mais acima (time, agência e cliente), além de se preocupar com as condições de trabalho e estar sempre afinada com os compromissos que foram firmados com o cliente.
O nosso título já sentenciou: a liderança necessita de tempo! Quando se é um líder de marketing digital, provavelmente sabe executar atividades como configurar campanhas, fazer conteúdos, definir um público-alvo, mas esse conhecimento não pode ser condição para você operacionalizar e ao mesmo tempo coordenar. Algo sairá perdendo, pode apostar!
6. Assuma um papel que combine com seu perfil
Muitas vezes nas agências, sobretudo as mais tradicionais, existe a ideia de que a gestão é o último cargo, a maior possibilidade de ser bem remunerado e prestigiado.
Então, é preciso criar mecanismos para que os técnicos cresçam dentro da agência. Isso evita líderes e técnicos frustrados. Caso contrário, a promoção de um líder técnico como gestor pode ser o caminho mais curto para perder um profissional e desmantelar um time.
Mais uma vez o autoconhecimento se mostra importante: o que, de fato, faz sentido para você? O que você busca como profissional? Essas são questões que precisam ser respondidas para dar um passo seguro na carreira.
Se você se sente confortável para lidar com pessoas, não é o seu conhecimento técnico que vai garantir o seu sucesso. Isso passa muito mais por aspectos como o entendimento de que um conjunto consegue resolver melhor do que você sozinho e também pela certeza de que você quer mesmo ser responsável por buscar a inovação na sua área de conhecimento.
7. A liderança é um interesse particular
Lideranças em marketing digital, e em geral, precisam desenvolver habilidades técnicas, mas, sobretudo, comportamentais. Ainda que a leitura da empresa sobre o profissional seja importante, é você quem deve perceber, antes de tudo, que tem perfil para essa função.
É preciso considerar que conhecimento profissional é possível ensinar com técnicas, com o cotidiano, com os erros e acertos. Já os valores e objetivos de um time precisam estar sempre, e em qualquer hipótese, alinhados.
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