Como fazer gestão de marketing de conteúdo

Gestão de Marketing de Conteúdo

O profissional de conteúdo tem ganhado mais espaço e importância dentro das agências e negócios digitais. Nada mais justo! Ele é responsável pela gestão das estratégias de marketing de conteúdo que vão gerar tráfego orgânico de clientes para a empresa e, claro, resultados. Por isso, preparamos esta publicação dedicada a esses profissionais e aos interessados em conhecer o universo da gestão de Marketing de Conteúdo

Se você trabalha, pretender trabalhar e, sobretudo, gerencia um time com profissionais envolvidos em atividades como as listadas abaixo, você está no lugar certo!

  • Planejamento de pautas para blog, com pesquisas de palavra-chave
  • Gerenciamento de redes sociais
  • Gerenciamento de posts e páginas em WordPress
  • Mensuração de resultados de alcance, tráfego e conversão
  • Relação do conteúdo com o funil de vendas (visitantes, leads, oportunidades e clientes)

Como organizar o time focado na estratégia de Marketing de Conteúdo?

A seguir, listamos algumas dicas para te ajudar a fazer gestão de marketing de conteúdo. Você vai entender como colocar a operação em funcionamento e entregar bons resultados!

Dica 01

Mapeie seu processo produtivo

No nosso curso gratuito “Fundamentos da Gestão de Projetos Digitais”, você vai entender a importância de desenhar a jornada dos projetos no seu time. É nessa hora que vai saber as etapas, os responsáveis, requisitos e prazos necessários para entregar o que você vende.

Dica 02

Defina as responsabilidades de cada integrante do seu time

Quanto menor o time, mais funções se acumulam. Quanto maior, mais segmentadas as atividades. Para cada porte, um desafio diferente. É que nas agências pequenas, os gargalos são provocados pela dificuldade de manter um fluxo consistente por causa da variedade de atribuições. Já nas grandes, a ausência ou falha na liderança impede a “cola” dos processos. É muito comum ter alguém esperando o colega terminar para seguir com sua atividade. Por isso, é tão importante definir as responsabilidade e mapear a capacidade produtiva dos integrantes.

Dica 03

Estimule a autogestão e as práticas de gestão ágil

Esse é um valor fundamental do GPD. Nós acreditamos da força da colaboração entre os profissionais para estimular o desenvolvimento das pessoas, projetos e da empresa. Por exemplo: se o profissional de SEO depende da persona para planejar as palavras-chaves, estimule a comunicação frequente e dê liberdade para a busca das soluções. Importante não confunda liberdade com ausência de suporte. A liderança tem a missão de remover bloqueios que impeçam a fluidez do processo.

Quais as funções de um time de Marketing de Conteúdo

Time de Marketing de Conteúdo

Analista de marketing ou planejamento

O profissional que vai planejar o posicionamento da marca e do negócio. É o responsável por entender o cliente, como funciona o seu processo em relação ao produto e sua jornada de compra. Vai entender as diferenças entre a concorrência, sazonalidades do negócio e dores do time comercial na hora da venda. Esse profissional, caso tenha habilidade e disponibilidade, também pode ser o produtor de conteúdo. Mas, se esse não for o caso, você precisa de alguém para executar o posicionamento aprovado.

Redator ou analista de Marketing de Conteúdo

Esse profissional precisa ter uma redação mais especializada, já que usará diversos conhecimentos na sua criação. Essa função tem sido ocupada por jornalistas ou redatores com conhecimento de nicho, desde que acumulem capacitação em Redação para web (webwriting), copywriting, SEO on Page. Habilidade essenciais para que o conteúdo seja bem posicionados no Google e gere autoridade para o negócio.

Durante o processo de redação, o profissional precisará respeitar ou estabelecer o tom de voz do projeto ou da empresa, além de apoiar e acompanhar o trabalho do designer que será responsável pelas ilustrações. Em alguns casos, como aqui no GPD, o redator também é responsável pela otimização do conteúdo no SEO on Page do blog, dentro do WordPress, normalmente com apoio do plugin chamado Yoast SEO.

Em estruturas mais enxutas, o analista de Marketing de Conteúdo também assume as atribuições relacionadas ao social media. Nestes casos, é dele a missão de manter o calendário editorial, legenda, agendamento e o SAC (atendimento ao cliente) nas redes sociais.

Analista de SEO

Esse é o profissional que vai observar como conseguir melhores posições nos buscadores, como o Google, de forma orgânica. Mapear as palavras-chave que o público mais busca, como os concorrentes estão atuando nessas palavras e que tipo de otimização posso fazer no site  para que ele tenha uma melhor performance.

Para uma boa gestão de marketing de conteúdo, elabore pauta e planilha contendo:

  • Título
  • Palavra-chave
  • Persona
  • Etapa do funil (descoberta, reconhecimento do problema, consideração, decisão de compra)
  • Subtópicos relevantes
  • Linkagens internas oportunas 

O conteúdo precisa estar focado em uma estratégia que vai buscar essa audiência e que vai percorrer a jornada inteira do funil, do topo ao fundo. Se o analista de SEO já entrega as sugestões de pauta com esse nível de detalhe, todos ganham no processo. 

Conteúdo otimizado: do texto à imagem

Checklist da diagramação de ebooks

A equipe de Marketing de Conteúdo precisa assumir um compromisso com a satisfação do leitor. Escrever com simplicidade, fazer parágrafos mais curtos e de fácil compreensão. Na redação, também é importante criar respiros para a leitura com títulos agradáveis, imagens proporcionais ao conteúdo e à estrutura do site. Tecnicamente vale observar o posicionamento correto dos títulos h1,h2 e h3, além de facilitar a navegação e arquitetura do site. A ideia é categorizar os conteúdo para facilitar a busca.

Outro detalhe não menos relevante são as ilustrações que irão demonstrar o apreço pelo resultado final do conteúdo. É essencial que o profissional de marketing de conteúdo esteja em consonância com o designer para que o essas ilustrações somem à leitura. O trabalho de gestão de marketing digital envolve múltiplas habilidades. Requer atenção e continuidade para que seja coeso e entregue ótimos resultados.

Pensando nisso, lançaremos em breve um curso específico para apoiar a junção de uma equipe de SEO, conteúdo, design, B.I e monitoramento.

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Por: Fernanda Lins e Larissa Lima

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