O que você precisa saber sobre formação de equipe de marketing digital

Formação de equipe de Marketing Digital

A formação de equipe de marketing digital é um importante passo na qualidade do serviço que você ou a sua empresa vai prestar. Um líder precisa estar pronto para lidar, em diversos níveis, com as variáveis envolvidas neste processo. Um compromisso que surge bem antes da fase de recrutamento e segue na busca diária pelo engajamento e desenvolvimento dos profissionais envolvidos. 

Em relação ao recrutamento, é importante observar alguns critérios para que a formação da equipe seja reconhecida como um sucesso: pelo líder que a formou, por seus integrantes e pelo cliente com a entrega de resultados. Pensando em facilitar este entendimento, dividiremos estas dicas em duas etapas:

  • Definição dos serviços e proposta de valor do time
  • Descrição dos cargos e recrutamento

Definição de serviços de Marketing Digital

Querer não é suficiente. A definição de serviços de Marketing Digital deve considerar a proposta de valor, habilidades e equipe necessária. Qual dor eu quero sanar para o meu cliente? De que habilidades preciso ter no time para atingir os resultados? De que profissionais preciso para isso? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas na etapa de formação de equipe de Marketing Digital.  

Por exemplo: para montar um equipe de inbound marketing, uma estrutura mais complexa, sugerimos a seguinte estrutura de habilidades:

Área Habilidades
 Conteúdo capacidade técnica para produzir blogpost, conteúdos para e-mail e até redes sociais, se esse serviço estiver incluso no contrato
 Mídia habilidades para cadastrar campanhas, identificar o público-alvo, gerenciar verba  e planejar isso dentro das ferramenta
 SEO responsável pelas ações para aumentar a visibilidade no Google, de forma orgânica
 Automação habilidade para criar landing pages, fluxos de nutrição, cadastro de e-mail, segmentação de base de leads e os relatórios que vão mostrar todo o fluxo percorrido entre as visitas, leads, oportunidades e, enfim, clientes
 Business Intelligence (B.I) conhecimento de monitoramento e integração de vários pixels e códigos relevantes para construção de um dashboard que permita acompanhar a jornada de compras e saúde do negócio
 Design criação de identidade visual para ilustrar posts, LPs, banners e outros criativos elaborados com o time
 Desenvolvimento   criação ou manutenção de sites, blogs e plataformas utilizadas pelo time

 

Não esqueça que o valor combinado entre a empresa e o cliente é, provavelmente, que vai indicar se a mesma pessoa vai ocupar mais de uma função no time. Quanto mais especializadas as funções, maior o investimento para custear a equipe. Nesta situação, você vai precisar de mais clientes para a mesma equipe ou de mensalidades mais altas para garantir a margem da folha de pagamento e do lucro. Aproveite para saber mais sobre as funções de Marketing Digital no especial carreiras

 

Descrição de cargos e recrutamento

Descrição de cargos de Marketing Digital

Além da análise técnica de currículo e portfólio, sempre que possível, conte com o suporte de um profissional de recursos humanos para uma análise comportamental. É muito – muito mesmo! – importante que a seleção consiga contemplar essas duas vertentes.

Ter valores compatíveis com a operação, com a maneira como o negócio é conduzido e o time é gerenciado é tão importante quanto as habilidades descritas na vaga.

#DicaGPD – Cuidado para não ser induzido a um erro comum: contratar um profissional altamente qualificado que aceita receber menos do que é compatível para a função.  Isso parece ótimo para quem contrata, mas costuma levar a uma crise no curto prazo. É muito provável que, em pouco tempo, o profissional solicite um reconhecimento (função nova, cargo ou salário) ou seja assediado por outras empresas. 

Equilíbrio: valor fundamental para formação de equipe de Marketing Digital

Equilíbrio | Formação de Equipe de Marketing Digital

Buscar equilibrar habilidades técnicas e comportamentais é, realmente, a melhor escolha. Afinal, pouco adianta ser um técnico incrível e não saber atuar coletivamente. A formação de equipe de marketing digital exige contato com pessoas, a compatibilização de interesse e, claro, capacidade de ceder.

A ideia é testar sempre! Em marketing digital o melhor caminho, o que entrega os melhores resultados, nem sempre é aquele percorrido com muita tranquilidade. O objetivo é, diante dos erros, melhorar para não errar de novo. Por isso, é uma condição para trabalhar na área o desejo – eu diria um prazer mesmo – de melhorar continuamente.

Acompanhar as pessoas, manter sempre contato e estimular é papel do líder que funciona como um fiel da balança e, por isso, precisa conduzir todos no caminho do crescimento e do poder de decisão.

#DicaGPD – Para o dia a dia há uma forma muito prática e eficiente de se manter ciente das demandas, além de dar feedbacks e engajar o time: o Daily Scrum, que são reuniões diárias para alinhar as expectativas, entender o que precisa ser feito e o que está emperrando a execução. Experimente!

Como liderança, busque sempre um caminho comum que fortaleça a cultura corporativa, que faça sentido para todos, mas dê clareza para as liberdades. Times são formados por pessoas de personalidades diferentes, com visões de mundo diferentes e isso é muito positivo.

Respeitando, dialogando e construindo de forma contínua, a retenção da equipe, o sucesso do cliente e o reconhecimento virão como consequência.

Montar uma equipe e mantê-la é um privilégio dos que entendem o marketing digital, a liderança e o sucesso do cliente como uma construção. E você, o que acha?

Gostou do texto e quer continuar aprendendo?

Assine a newsletter do GPD e receba conteúdos feitos, especialmente, para você.



Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões