Conheça as principais dificuldades na operação de marketing digital

Toda trajetória de sucesso tem pedras pelo caminho. O objetivo desse texto é mostrar as maiores dificuldades na operação de marketing digital e, claro, algumas dicas para solucioná-las, tornando as entregas para o cliente e os resultados muito mais satisfatórios!

Na experiência do GPD, em consultorias e no contato mais direto com o cliente, observamos quatro dificuldades recorrentes:

  • Trabalhar muito e ganhar pouco
  • Formação de líderes de pessoas
  • Dificuldade para formar equipe técnica
  • Múltiplos projetos digitais

Muito trabalho, pouco faturamento

Aos poucos, o marketing digital está ganhando a confiança do empresariado. Há muito tempo as mídias tradicionais levavam a grande fatia dos investimentos e os outros meios sofriam com a falta de dinheiro. O eterno dilema que ainda persiste:  verba alta de televisão versus verba pequena destinada às ações digitais.

Assim o efeito cascata ganha espaço: profissionais de agências digitais faturam menos, trabalham bastante porque as tarefas exigem muito esforço para entregar resultados satisfatórios e reais ao cliente, causando dores em toda equipe, como contratação, aumento de salários. A realidade obriga os profissionais a trabalharem bastante para que lucro seja razoável.

Para evitar isso, é preciso investir em uma gestão comercial mais apurada e valorizar mais o serviço prestado. Dessa forma o preço será condizente com o volume e a qualidade do trabalho.

Dica GPD – Para ficar ainda mais por dentro do assunto, indicamos o curso do Fábio Ricotta, Agência 10x, sobretudo, para os sócios e donos de agências. O objetivo é que eles possam entender como aumentar o valor percebido do produto/serviço que oferecem, além de aprender como justificar o crescimento do ticket médio e entender a importância de criar uma estrutura muito definida para o time, da escala comercial à produtiva.

Dificuldades na operação de marketing digital

A formação da liderança de pessoas é outra dificuldade na operação de marketing digital. Como em muitas estruturas não há um departamento de RH, é mantida a cultura de que para promover o melhor colaborador de uma equipe, devemos colocá-lo em um cargo para liderar pessoas.

Mas não esqueça: é preciso reconhecer um líder técnico, antes que isso leve à frustração de um profissional e, em uma questão de tempo, à demissão. Um líder técnico é um profundo conhecedor de alguma atividade e tem paixão por realizar demandas relativas a essa área.

Já um líder de pessoas precisa de dominar outras habilidades além das técnicas. Valorize um perfil que observe também as habilidades comportamentais, tenha traquejo para feedbacks, redirecionamentos, delegação de tarefas e, principalmente, alguém que sempre esteja transmitindo ao time que, juntas, as pessoas fazem mais.

Mas como na cultura do mercado – e isso está mudando, ainda bem – tem sido a única forma de ser melhor remunerado, muitos profissionais aceitam assumir funções que não condizem com o perfil profissional. Então, observe bem os talentos do seu time e distribua as funções de acordo com os perfis. Um ótimo líder técnico também é fundamental pro seu negócio.

Equipe técnica

Uma grande dificuldade na operação do marketing digital também é a formação de equipes técnicas competentes e comprometidas com resultados e entregas.

O volume de trabalho nas agências digitais costuma ser muito alto, os clientes reclamam dos prazos, o cronograma muitas vezes está estourado, além da grande quantidade de retrabalho – falamos disso aqui.

Isso faz com que o time se sinta apenas “fazedor” e pouco prestigiado intelectualmente, o que vai gerar desengajamento do time e, consequentemente, problemas com entregas, envolvimento e resultados.

Novas formas de gerir

Quase tudo no marketing digital ainda é encarado como novidade, e as formas de gestão também precisam acompanhar essas mudanças. Uma gestão ágil, muito usada em startups, que se aproveitam de nomenclaturas e metodologias como Scrum ou Kanban, são baseadas em testes e reprogramações a partir dos resultados entregues em cada período.

Para evitar mais dificuldades na operação de marketing digital, o GPD compartilha boas práticas para seu trabalho crescer e se tornar, a cada entrega, muito mais eficaz!

  • Reuniões diárias (Daily Scrum) – 20 minutos por dia para repassar as atividades, entender os gargalos e acompanhar tudo com clareza;
  • Repense o cronograma de entrega – Em vez de dar uma data para entrega total, baseie o trabalho em sprints, que são conjuntos semanais e tem muito foco nesse cumprimento;
  • Estimule a autogestão – Delegue as tarefas, mas estimule e crie condições do time fazer. O comprometimento de cada um é essencial para a equipe inteira.

Ao longo do tempo você vai perceber que é possível, sim, fugir das dificuldades na operação do marketing digital e fazer um trabalho, cada vez mais, com excelência. Os problemas sempre existirão, como lidar com eles é o grande segredo!

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Até a próxima!


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