Como promover o feedback eficiente

Feedback eficiente ou assertivo | Gestão de Projetos Digitais

Crítica sem propósito é só reclamação. Se você quer entender como o feedback eficiente pode promover grandes melhorias na relação entre equipe, agências e clientes fique por aqui. Nesta publicação, explico como utilizar esta técnica de comunicação para gerenciar a performance profissional.


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O que é um feedback eficiente ou assertivo

Entendido como uma avaliação sobre o desempenho profissional, o feedback é um instrumento de comunicação fundamental para a gestão organizacional. Geralmente realizado em encontro 1 a 1, este retorno acontece entre colaborador e gestor para avalir determinada atitude, trabalho ou projeto. Quando realizado de forma assertiva, o feedback tem o poder de incentivar e desenvolver a melhoria dos profissionais.

Principais problemas causados pela ausência ou falha no feedback

Críticas e problemas | Gestão de projetos digitais

Retrabalho

Técnica utilizada como parte da metodologia de delegação, o feedback é a oportunidade de ajustar os caminhos para execução de um projeto. Na ausência dele, os profissionais, especialmente os mais jovens, não têm clareza dos motivos que impedem a aprovação de seus trabalhos dentro da empresa.

Falta de engajamento

A maioria dos profissionais busca reconhecimento no seu trabalho. Sem o feedback da empresa ou de cliente, o colaborador fica sem perspectiva do impacto de sua atuação para o negócio. Surge nesta situação casos clássicos de profissionais acomodados ou desistimulados com a empresa.

Rotatividade

Diretamente relacioanada à falta de engajamento, a rotatividade é o sinal de que profissional e empresa estão desalinhados. Esse tema se torna preocupante quando o volume de solicitações de demissão (por parte do colaborador ou da empresa) se elevam. Afinal, isto pode indicar falha no feedback como parte do acompanhamento profissional.

Churn – Perda de clientes

A taxa mais dolorosa de uma empresa é o churn, métrica conhecida por identificar o índice de cancelamento de clientes. Sem dúvida, todos os pontos acima estão relacionados com o aumento de churn. No caso de prestadores de serviço, como é a realidade de quem atua no Marketing Digital, a capacidade humana é o principal ativo para a manutenção de clientes. A falta de feedback claro sobre os pontos positivos e de melhoria na relação cliente, profissional e empresa impacta diretamente o índice de insatisfação e cancelamento.

Tipos de feedback

Prós e contras do teletrabalho

Feedback construtivo

O feedback construtivo é a oportunidade de promover melhorias na atuação de um profissional por meio de elogios que ressaltam acertos e comportamentos positivos relacionados a conquista de grandes resultados. Pode estar acompanhado da identificação de pontos de melhorias, desde que façam parte de um plano de ação de melhoria claro.

Feedback negativo

O feedback negativo é aquele que se concentra nos erros e em apontar falhas de um colaborador sem dar a oportunidade de identificar as causas e as possibilidade de correção. Normalmente está relacionado a gestores autoritários ou inseguros diante de sua liderança.

Como fazer um feedback eficiente

Senso de dono tem admiradores

Planejamento

Nem pense em burocracia, laudas de documento ou calendários rígidos. Planejar feedback significa preparar-se para este encontro e assumir a consciência de seu impacto para os rumos do projeto. O planejamento pode ser realizado alguns minutos antes do encontro e deve definir horário, plano de ação, assunto (o projeto, o cliente, a atitude, o profissional).

Tempo (Duração e timing)

Se você precisa fazer um alinhamento focado na correção do projeto não espere. Atue de forma imediata para identificar as causas do problema e estimular o colaborador a corrigir a falha. Utilize o feedback para avaliar a condução dele nesta situação e desbloquei os impedimentos (capacitação técnica, processos, dependências) que prejudicaram a execução. Importante é manter-se centrado na pauta e não fazer deste encontro um confessionário.

Ambiente seguro

Para realizar o feedback de forma eficaz, o profissional deve estar receptivo e confortável. Por isso, é fundamental reservar hora e local para esta conversa. Sala fechada, livre de interrupções e de outros colaboradores são componentes fundamentais.

Controle o tom de voz

Uma mensagem pode ser compreendida diferente pelo tom de voz e pela postura corporal. No momento do feedback, o gestor não precisa disfarçar insatisfação. O tom de voz, no entanto, deve ser amigável para que o retorno não seja confundido com ameaça.

Comprometimento

Ao promover um feedback, o gestor se compromete verdadeiramente com o desenvolvimento profissional de seu colaborador. Por isso, a reunião só pode ser encerrada com a definição de próximos passos. Algumas perguntas ajudam a determinar os compromissos do gestor e do colaborador.

  • O que você irá fazer para corrigir este problema?
  • Há algum empecilho que eu consiga retirar para facilitar o seu trabalho?
  • Há alguma questão que não foi dita até aqui?

 

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Aproveite para ver este vídeo em que falei sobre o poder do feedback:

 

O poder do feedback

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Falei sobre isso neste vídeo que encerra a semana do desafio de vídeo todo dia.

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Publicado por Gestão de projetos digitais em Sexta, 2 de fevereiro de 2018

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