Como fazer gestão de equipe de Marketing Digital

Acabei de assistir uma palestra do neurocientista Pedro Calabrez, de quem sou inegável admiradora, e resolvi aproveitar os insights que surgiram para unir aos meus aprendizados sobre gestão de equipe de Marketing Digital. Se você quer saber mais sobre isso, fica por aqui.

Antes que você pergunte, a palestra do Pedro é sobre liderança. Falando em um congresso de cooperativas, ele cria paralelos entre as pesquisas sobre mente, cérebro e comportamento. Se eu puder resumir, o conteúdo trata sobre:

  • A influência da emoção nas decisões humanas
  • Liderança ressonante x dissonante
  • A relação entre confiança e sucesso econômico
  • Síndrome de Gabriela ou Mentalidade fixa

O vídeo tem um pouco mais de 1h e disponível no link abaixo. Resolvi fazer minhas reflexões sobre ele logo a seguir.

O vídeo:

Qual a relação entre a neurociência e a gestão de equipe de Marketing digital

Depois de assistir a palestra, resolvi fazer minhas considerações sobre o que já compartilhamos.

A influência da emoção nas decisões humanas

Não somos robôs e disso você não duvida. Por mais dados que tenhamos, e eu sou apaixonada pela ideia de analisar, concordamos que o que diferencia o ser humano é sua inteligência e capacidade de cooperação. As pesquisas apontadas no vídeo, já comprovam que a evolução da nossa sociedade está na capacidade de transformação coletiva. É da união de ideias que se impulsiona um projeto, uma campanha, uma empresa.

Liderança ressonante x dissonante

Há nomes variados para classificar a liderança servidora e aquela baseada no medo. Pedro e Leandro Karnal (de quem falamos aqui) criam paralelo semelhante.

Como liderar em tempos de múltiplas gerações

O resumo da ópera é: times que admiram sua liderança e têm nela uma relação de confiança geram um cíclo virtuoso. Retenção do time, produtividade, satisfação estão entre alguns benefícios.

A relação entre confiança e sucesso econômico

Essa questão tem direta relação com que antecipei no tópico anterior. Na palestra, Calabrez mostra pesquisas relacionando o índice de confiança (leia-se baixa corrupção) com o sucesso econômico dos países desenvolvidos. A burocracia excessiva é, portanto, um índice de desconfiança. Tanto quanto a cobrança alta de juros ou o nosso excesso de controle sobre as atividades do time.

Síndrome de Gabriela ou Mentalidade fixa

“Eu nasci assim, vou ser sempre assim.”

Linda e poética a obra de Jorge Amado, mas na prática das relação humanas essa afirmação pode exemplificar a chamada mentalidade fixa. Essa indisposição ao consenso e mediação bate de frente com o atributo fundamental de um bom líder: equilíbrio.

No Marketing Digital, em que os testes se fazem a todo instante e da junção de diversos profissionais, essa postura inflexível pode gerar cegueira sobre os pontos de melhoria.

E por que isso tem tanto a ver com gestão de gestão de equipe de Marketing Digital?

Seres humanos! Talvez você já saiba que o GPD é Gestão de Projetos Digitais, mas é também a sigla para Gente, Processos e Direção. É do “G” dessa sigla que falamos ao nos aprofundar nos conhecimentos sobre liderança.

É tanto que já falamos em diversas oportunidades sobre isso. Olha só:

————–

Quer saber mais sobre gestão de equipe de Marketing Digital?

Assine nossa newsletter:


 

Está vendo o site em modo otimizado? Clique aqui para assinar a newsletter.

Deixe uma resposta