Entenda como delegar tarefas na sua agência digital

Delegar tarefas na agência digital | GPD

As lideranças sempre se deparam com desafios na gestão de equipes digitais. Delegar tarefas é uma das maiores dificuldades, especialmente de líderes técnicos que temem pela perda de qualidade na realização de determinadas atividades

Vale lembrar que o sucesso das entregas dentro de uma equipe sempre está ligado ao comprometimento de todos com as tarefas e a noção de responsabilidade que cada um tem, individualmente, com as demandas. Como em uma corrida de atletismo com revezamento, cada integrante tem papel fundamental na operação.

Portanto, delegar tarefas é entregar a alguém um trabalho que você, por falta de tempo, conhecimento e/ou impossibilidade de executá-la de forma eficiente, transmite e acompanha o andamento. Confira as dicas para  realizar essa ação com qualidade. 

Alinhe as expectativas

Alinhamento de expectativa | Gestão de Marketing Digital

Ao delegar, é fundamental saber que quem vai receber aquela tarefa precisa ter a mesma visão do líder sobre o resultado final. A liderança, portanto, precisa alinhar as expectativas para que não haja frustração em nenhuma das partes! Esse alinhamento pode ser feito olho no olho, por e-mail ou gerenciadores de tarefas. O importante é a clareza do que se espera como produto final.

Cuidado com as frustrações

Ainda que que você transmita os objetivos que pretende com uma demanda, é preciso entender que cada pessoa realiza uma mesma atividade de forma diferente. Por isso, é essencial que você não tente buscar alguém que seja exatamente o seu espelho. A expectativa é um grande motor de frustração.

Calibre as expectativas, combine prazos, referências, converse sobre os obstáculos, as dúvidas. Pergunta mágica: o objetivo desta demanda ficou claro pra você?

Não crie obstáculos

Não crie obstáculos ao delegar uma demanda de Marketing Digital

A forma como a tarefa vai ser realizada não pode ser um obstáculo para quem vai executá-la. A depender do nível de qualificação do profissional, essa pessoa já vai saber como condicionar as habilidades para o escopo do trabalho, o quanto o cliente paga para receber aquilo e, especialmente, qual prazo pode assumir pra entregar o projeto.

A delegação de tarefas tem direta relação com a maturidade profissional.

Delegar significa transferir responsabilidade sobre a execução de algo, mas entender que a outra pessoa tem uma bagagem diferente. Importante ressaltar que a principal trava para a execução de uma tarefa delegada costuma ser o prazo e a visão sobre a tarefa, por isso, fique atento e alinhe. Como diz o ditado: o combinado não sai caro!

Delegar não é delargar

Delegar é diferente de delargar

Apesar de “delargar” não ser um palavra tão comum, ela existe e significa exatamente o contrário de delegar. Delargar é atribuir uma tarefa sem comprometimento, acompanhamento, sem se preocupar com os processos.

Ao contrário, em lado bem oposto, está o de delegar. A delegação não é dizer “faça isso” sem ouvir o outro lado. Então, antes de terminar uma reunião em que você delegou algo, pergunte se recursos técnicos e os prazos são suficientes, se há dúvidas, sugestões, se as expectativas podem ser alcançadas. Assim, será possível ampliar a sua capacidade produtiva, dando a alguém a responsabilidade de junto com você executar algo que você não pode fazer.

Quer saber mais sobre como delegar tarefas na sua agência digital?

Agora, coloque em prática as nossas dicas e continue estudando, se atualizando e lendo os melhores conteúdos. Para isso, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do GPD!

Até a próxima!


Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões