O que é OKR?

Metodologia OKR | Gestão de Projetos Digitai

Entre tantas metodologias de gestão, o OKR é um dos mais utilizados por empresas de inovação como Google, Spotify, Twitter, LinkedIn e Airbnb. Neste post você vai entender o que é OKR e como utilizá-lo na gestão de projetos digitais.

Direto ao ponto: o que é OKR?

Sigla para Objectives and Key Results, OKR é uma metodologia comum em empresas de tecnologia ou com um ritmo acelerado de mudanças. Com ele, a definição de objetivos é traçada com horizonte de 3 meses e revisada com frequência por todas as áreas da companhia. Alinhados, os times definem as ações necessárias para que cada setor alcance as grandes metas.

Como se utilizam os OKRs

Definido por Andrew S. Grove, a metodologia se concentra em dois componentes: os objetivos e os resultados.

Para isso, cada meta deve preencher a seguinte sentença:

Eu vou __ (objetivo) ____ medido por __ (conjunto de metas) __.

Exemplo:

Criar um site para gerar 3000 leads no formulário de contato por mês. Vou medir isso por meio da taxa de conversão semanal e pelo volume absoluto mensal.

Desmembrando:

Objetivo: Converter 3000 leads no formulário de contato

Resultados:

  • Time de conteúdo e SEO: Aumentar a geração de leads via SEO de 100 para 300 leads por semana
  • Time de Design e Compra de mídia: Aumentar a geração de leads via compra de mídia de 300 para 600 leads por semana

O que é preciso saber antes de aplicar o OKR:

Escopo | Checklist

1 ) OKRs são parte da cultura empresarial e ajudam a classificar o que é prioridade

As metas precisam ser desafiadoras, mas alcansáveis. Em um ecossistema inundado de informação é importante filtrar o que vai ser prioridade no período. Sem ignorar a possibilidade de mudança eventual de rumo em alguns dos itens.

2) OKRs são mensuráveis e de fácil compreensão por todos na empresa

Nada de guardar na gaveta ou só contar para os mais íntimos. Todos na empresa devem ter clareza do horizonte traçado para os próximos 3 meses e batalhar para alcança-lo.

3) OKRs são de mão dupla: Top Down e Bottom up

Precisam ser definidos pela diretoria (40% deles) para dar clareza sobre a direção. Os outros 60% devem ser definidos pelo time que vai apontar o caminho. Assim todos ficam engajados.

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