4 dicas para fazer e-book de qualidade

4 dicas para fazer e-book de quallidade

Talvez você não saiba, mas lançamos o primeiro e-book do GPD. Nesta publicação, quero te contar um pouco sobre os bastidores desse projeto compartilhando os insights para facilitar a sua vida quando receber um briefing parecido. São 4 dicas para fazer e-book otimizando o tempo do seu time.

Afinal, fazer e-book é projeto digital?

Se você entender que o e-book é um .pdf que estará hospedado em uma página com uma URL, sim. Mais do que um arquivo muito bem diagramado, o e-book é um material rico para estratégias de marketing digital (de conteúdo, inbound) para aproximar o cliente da empresa que o divulga. Para efeito de gestão é importante observar que passamos pelo briefing, conteúdo, diagramação, testes, publicação e divulgação. Destas fases os profissionais de estratégia sabem bem e não é o foco deste artigo.

As dicas para fazer um e-book

1 – Diagramação

Diagramação de e-book

Definido o tema, objetivo, público-alvo você vai precisar de uma plataforma para diagramar o conteúdo produzido. E aí vai depender dos recursos humanos e financeiros de que você dispõe. Se há designer na sua equipe, parabéns! Ele vai poder explorar as possibilidades do Photoshop, Indesign, Ilustrattor e todas as ferramentas gráficas de que dispuser. Mas se você não conta com um especialista em diagramação e comunicação visual, vai precisar de uma ajuda.

Ferramentas com templates para diagramação de e-books:

Trakto | Logo

Trakto é uma startup que vi começar desde o primeiro MVP e já ganhou diversos investimentos. É de uma turma alagoana que viabiliza a produção de materiais para estratégias de marketing de conteúdo. Com ela você pode escolher o formato e-book e diagramar a partir dos modelos produzidos por designers profissionais. O bacana da ferramenta é que eles projetam os templates considerando a realidade das ferramentas e o funil de vendas (atrair, converter, relacionar e vender). Posts para redes sociais, propostas, e-books e apresentações aparecem distribuídos em módulos para o usuário.

Investimento: os planos vão de R$ 20 (básico) a R$ 154 (empresa) por mês.

Canva - Logo
A versão gringa do Trakto é o Canva. Já disponível em português, eles têm o mesmo propósito e se dispõem a democratizar o acesso aos conhecimentos de Design. Diferente da Trakto, eles não possuem uma versão paisagem (horizontal) especialmente para e-book, o que dificulta a leitura por usuários de monitores tradicionais. Mas você pode usar o tipo “apresentação” para resolver essa questão e garantir as mesmas funcionalidades. O Canva ainda conta com um marketplace de designers para ampliar a biblioteca criativa.

Investimento: os planos vão da versão gratuita ao plano For Work por $ 12,95 por mês, algo perto de R$ 42,73

2 – Mockup para site

Mockup de site para o blog

Fazer e-book está mais fácil agora. Mas lembre-se que depois de pronto você precisará de algumas imagens para divulga-lo. Ainda no arquivo, eu precisei de uma imagem que mostrasse o GPD na tela de um notebook. Procurando por “mockups website” encontrei  ótimas ferramentas para produzir em tempo real. É só escolher o template desejado e fazer o upload da imagem nas dimensões pedidas. Pronto! Você tem uma imagem linda e super atrativa em poucos segundos.

  • Magic Mockup: ferramenta para simular navegação de site
  • Smart Mockup: ferramenta que utilizei para mockup de smartphone

3 – Mockup para o e-book

Exemplo de mockup para e-book

Depois de todo trabalho com planejamento, conteúdo e diagramação é chegada a hora de divulgar o material. E aí está o problema de quem não tem um designer por perto. Como fazer a versão 3D do e-book simulando a capa de um livro? Essa pergunta é respondida com o mockup em psd. Há vários na web para uso gratuito, com direitos liberados. O trabalho, neste caso, exige um conhecimento de photoshop para adequar a capa ao template. Mas fica lindo!  Para isso usei alguns dos modelos do Mockup World. Esses que ilustram o post, inclusive, foram feitos assim.

4 – Links de compartilhamento

Compartilhe e-book

Na página 22 do e-book sobre tipos de projetos web, coloquei alguns ícones para compartilhamento em redes sociais. Ao clicar neles, o usuário é direcionado para as telas com sugestão de post para Facebook, Twitter e Linkedin. Como fiz isso? Truque! Mas revelo pra você. 😉

  1. Publicar a landing page que vai divulgar o e-book
  2. Selecionar o link de compartilhamento de rede social que aparece para cada rede (aqui cada página tem compartilhamento social)
  3. Criar um UTM personalizado com o URL Builder
  4. Colocar o link na imagem que representa cada rede do e-book
  5. Fechar o e-book em pdf e testar

Espero que tenha sido útil.

Se quiser conferir o e-book na íntegra é só clicar na imagem abaixo.

Fazer e-book é fácil. Quer ver um? Banner | E-book: 9 tipos de projetos web

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