Gestor de projetos digitais ou produtor digital? Entenda a diferença!

Guilherme Levy | Gestor de projetos digitais ou produtor digital

Você tem clareza sobre o papel do gestor de projeto digital e o profissional responsável pela produção digital? Foi para responder a essa pergunta que uma turma determinada se reuniu com Guilherme Levy na edição de abril do Colab GP, uma iniciativa do Instituto Mestre GP para profissionais de comunicação. E então: gestor de projetos digitais ou produtor digital. Descubra!

Gestor de projetos digitais ou produtor digital?

Para tratar desse assunto, Guilherme fez uma ótima escolha. Optou por um gráfico de eixos para apresentar as principais diferenças entre a atuação do gestor de projetos digitais e o que ele chamou de producer. Para nós aqui é o produtor digital.

Quadro | Gestor de projetos digitais ou produtor digital

Em resumo: o gestor de projeto possui uma visão mais estratégica e ampla do entregável. Já o produtor digital, ou producer, é responsável pela compreensão técnica da demanda. O primeiro consegue navegar do começo ao fim do projeto como defensor do contrato e dos interesses do cliente. O segundo tem forte networking para encontrar os melhores fornecedores para a execução da demanda.

Os profissionais na linha do tempo das tecnologias

Essa imagem eu compartilhei durante o workshop enquanto me divertia com a nostalgia provocada pela linha do tempo das tecnologias. Em uma paralelo muito coerente, Guilherme Levy lembrou da época em que gestores de projetos digitais coordenavam produção de banners em flash, comunidades no orkut ou portais de conteúdo.

Hoje o leque é bem mais extenso e vai de conteúdo mobile até experiência de internet das coisas. Uma mudança que, sem dúvida, força os profissionais a constantes atualizações para se manter competitivo no mercado de trabalho.

Formato das agências de comunicação

Com a expansão do conteúdo sob demanda (on demand), o apelo para grandes mídias (jornais, tv, rádio) está reduzindo proporcionalmente. Esquecendo a ideia fatalista do fim da TV, a verdade é que as agências de comunicação estão se reiventando para alcançar o consumidor multiplataforma e o desejo do cliente de comprovar o resultado de seu investimento em vendas.

Segundo Levy, as empresas de comunicação irão abandonar a venda por formato (anúncio em site, inserção por 30 minutos e tudo que vem na tabela) por entregáveis personalizados. Nessa perspectiva, o papel do gestor de projetos é conduzir o time para formatação de soluções comprováveis. O do produtor, por sua vez, é identificar profissionais que sejam capazes de executar as ideias com alto grau de inovação.

 

Sobre o palestrante

Guilherme Levy | Gerente de projetos digitais ou produtor digital

Guilherme Levy tem mais de 10 anos de experiência na gestão e produção digital em agências de publicidade. Pós-graduado em Gestão de Projetos e em Gestão de Negócios, passou por empresas de comunicação relevantes no mercado brasileiro como Ogilvy, Rapp Brasil e Agência Africa.

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em Jornalismo, pós-graduação em Comunicação Empresarial. Mais de 10 anos de experiência, sendo 8 dedicados à coordenação de projetos de marketing digital para empresas no Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões