8 certificações para profissionais de marketing digital

8 certificações para profissionais de marketing digital

Formação universitária, cursos técnicos, portfólio. Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, a formação acadêmica é insuficiente para comprovar capacidade técnica. Para seguir nas seleções, os candidatos precisam também atestar experiência prática, o que inclui registros de sua vivência no mercado e  atestados de conhecimento. Nesse artigo você vai conhecer as principais certificações para profissionais de marketing digital.

Áreas com certificações relevantes:

  • B.I – Business Inteligence
  • Compra mídia (PPC)
  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Vídeo digital

B.I – Business Intelligence

Business Intelligence é a área do conhecimento que se dedica à análise de dados para orientar um negócio. Região, ticket médio, conteúdos interessantes, volume de tráfegos são só alguns dos dados acompanhados por um profissional de B.I.

O Google Analytics tem sido a ferramenta mais usada por profissionais digitais para acompanhar as métricas de negócio, a partir de visitas em plataformas web. Lá é possível obter uma infinidade de informações e customizar essa exibição de acordo com o negócio analisado. Para comprovar esse conhecimento vale a pena conquistar a certificação da ferramenta.

Não para por ai! o B.I entendido como um cientista de dados que atua com análise de negócios tem um universo grande para explorar. Aproveite para conferir os 230 cursos sobre Ciências de Dados que o time do Cappra Data Science separou.

Compra de mídia (PPC)

Se você precisa divulgar uma empresa na internet sabe que a produção de conteúdo e o atendimento em tempo real não são suficientes. As pessoas precisam encontrar a marca e é ai que entra a compra de mídia. Os profissionais de PPC (pay per clique) são responsáveis pelos anúncios nos buscadores e em redes sociais como o Facebook.

As principais certificações:

Marketing de conteúdo

Redatores, formados ou não em Jornalismo, são requisitados para manter a produção de conteúdo em blogs e mídias sociais. O desafio é produzir informação relevante para os potenciais clientes ajudando a fidelizar a marca e gerar negócios. Neste cenário, possuir certificado em Marketing de Conteúdo é um diferencial que ajuda a valorizar o serviço prestado. Exemplo:

Inbound Marketing

Junte Marketing de Conteúdo com tudo que você já viu acima. Essa composição é fundamental para os profissionais que atuam com o Inbound Marketing. Essa área do marketing digital se dedica à geração de leads (potenciais clientes) por meio da oferta de conteúdo relevante. A diferença do marketing digital conhecido é que o relacionamento se dá nos canais mantidos pela própria empresa (no Facebook, Youtube, Site, blog, etc). Quem está disposto a provar retorno no seu trabalho busca também uma certificação. Algumas delas:

Vídeo digital

O segundo maior buscador do mundo depois do Google. O Youtube trouxe a democratização do audiovisual juntando audiência e receita para os chamados creators. O interesse é tanto que já há certificação para profissionais do vídeo:

 

Sentiu falta de mais certificações para profissionais de marketing digital?

Deixe sua sugestão para atualizarmos esse espaço com conteúdo que faça diferença no mercado de trabalho. Boa sorte!

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões