10 / 04 / 17

8 certificações para profissionais de marketing digital

Formação universitária, cursos técnicos, portfólio. Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, a formação acadêmica é insuficiente para comprovar capacidade técnica. Para seguir nas seleções, os candidatos precisam também atestar experiência prática, o que inclui registros de sua vivência no mercado e  atestados de conhecimento. Nesse artigo você vai conhecer as principais certificações para profissionais de marketing digital.

Áreas com certificações relevantes:

  • B.I – Business Inteligence
  • Compra mídia (PPC)
  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Vídeo digital

B.I – Business Intelligence

Business Intelligence é a área do conhecimento que se dedica à análise de dados para orientar um negócio. Região, ticket médio, conteúdos interessantes, volume de tráfegos são só alguns dos dados acompanhados por um profissional de B.I.

O Google Analytics tem sido a ferramenta mais usada por profissionais digitais para acompanhar as métricas de negócio, a partir de visitas em plataformas web. Lá é possível obter uma infinidade de informações e customizar essa exibição de acordo com o negócio analisado. Para comprovar esse conhecimento vale a pena conquistar a certificação da ferramenta.

Não para por ai! o B.I entendido como um cientista de dados que atua com análise de negócios tem um universo grande para explorar. Aproveite para conferir os 230 cursos sobre Ciências de Dados que o time do Cappra Data Science separou.

Compra de mídia (PPC)

Se você precisa divulgar uma empresa na internet sabe que a produção de conteúdo e o atendimento em tempo real não são suficientes. As pessoas precisam encontrar a marca e é ai que entra a compra de mídia. Os profissionais de PPC (pay per clique) são responsáveis pelos anúncios nos buscadores e em redes sociais como o Facebook.

As principais certificações:

Marketing de conteúdo

Redatores, formados ou não em Jornalismo, são requisitados para manter a produção de conteúdo em blogs e mídias sociais. O desafio é produzir informação relevante para os potenciais clientes ajudando a fidelizar a marca e gerar negócios. Neste cenário, possuir certificado em Marketing de Conteúdo é um diferencial que ajuda a valorizar o serviço prestado. Exemplo:

Inbound Marketing

Junte Marketing de Conteúdo com tudo que você já viu acima. Essa composição é fundamental para os profissionais que atuam com o Inbound Marketing. Essa área do marketing digital se dedica à geração de leads (potenciais clientes) por meio da oferta de conteúdo relevante. A diferença do marketing digital conhecido é que o relacionamento se dá nos canais mantidos pela própria empresa (no Facebook, Youtube, Site, blog, etc). Quem está disposto a provar retorno no seu trabalho busca também uma certificação. Algumas delas:

Vídeo digital

O segundo maior buscador do mundo depois do Google. O Youtube trouxe a democratização do audiovisual juntando audiência e receita para os chamados creators. O interesse é tanto que já há certificação para profissionais do vídeo:

 

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Larissa Lima

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