4 dicas de Marketing Digital para Turismo de Resultados

Turismo de Resultados | Evento de Marketing Digital de Performance em Alagoas

As pessoas levam de 1 a 3 meses para comprar sua viagem. Entender que existe uma jornada de compra para o turista é o primeiro passo para quem deseja investir em estratégias de Marketing Digital. Esse foi o tema do evento Turismo de Resultados, promovido em 31 de agosto em Maceió. Confira a seguir as principais dicas compartilhadas.

Do palco, 5 palestrantes conquistaram a atenção da plateia formada por mais de 300 participantes de agências, hotéis, plataformas e demais empresas do trade turístico de Alagoas. Entre eles, Vitor Peçanha e André Siqueira, reconhecidos como referência em Marketing Digital na América Latina. Foram 5 horas de conteúdo numa programação focada em apoiar o ecossistema local a alavancar seus resultados por meio da internet.

Palestrantes e organizadores do evento Turismo de Resultados

Confira os principais destaques do evento Turismo de Resultados:

 

Instagram | Confira a cobertura no Stories

 

 

1 – Inbound Marketing: educar o cliente para ajudá-lo a decidir por uma compra

Débora Brauhardt da Resultados Digitais iniciou a tarde de palestras falando sobre Inbound Marketing para o Turismo. Na plateia, muitos dos participantes ouviram pela primeira vez sobre as estratégias para atrair, converter e se relacionar com atuais e futuros clientes.

Durante sua exposição, Débora destacou a importância de gerenciar estratégias que sejam mensuráveis. Para ela, um dos principais erros de quem atua na internet é não acompanhar o ROI (retorno sobre investimento).

“Só é investimento se você puder medir o retorno da ação”. destacou.

Debora Brauhardt | Líder de Implementação de Parceiros - Resultados Digitais

Além de apresentar cases da RD no segmento turístico, Débora expôs os conceitos relacionados ao funil de vendas e às principais ações para implementar o inbound Marketing. Em linhas gerais, reforçou a importância de acompanhar o funil e relacionar a entrega de conteúdo ao momento dos futuros clientes. A ideia é que ao apoiar o turista, a empresa seja preferida na hora da compra.

2 – Mídia programática: anunciar nos canais onde o cliente está

Eduardo Sani subiu ao palco do Turismo de Resultados para compartilhar sua experiência com mídia programática. Uma área da publicidade que se dedica a fazer anúncios segmentados, de acordo com os dados de comportamento da audiência on e offline.

Se você já foi perseguido (a) por um banner depois de fazer uma pesquisa por passagem aérea sabe o que é mídia programática. A estratégia conhecida como remarketing é um exemplo claro de como impactar sua audiência e estimular que ela compre de você. Facebook Ads, Google Ads, Inloco Media, DSP fazem parte da sopa de letrinhas desta área do conhecimento.

Eduardo Sani | Mídia programática - Turismo de Resultados

Durante sua exposição, Sani apresentou seus cases com grandes marcas, incluindo o segmento de Automóveis, Imobiliário e Tecnologia. Nos exemplos falou sobre a relação entre o alto investimento em grandes portais de notícia e a aplicação do mesmo recurso em mídia programática.

“Uma diária de banner na home do UOL pode chegar a R$ 250 mil. O que equivale a 6 meses de mídia programática”.

Nesta afirmação, Eduardo destacou a importância de conhecer o público-alvo e seus hábitos de consumo. Não se trata de excluir grandes portais, mas de anunciar neles apenas para quem tem conexão com o anúncio. É como colocar um banner da Audi apenas para quem busca por automóveis, possui renda compatível com classe A+ e consome produtos relacionados a esse estilo de vida.

Nem todo mundo está pronto para fazer mídia programática

Ainda no encontro, Eduardo Sani compartilhou a sua referência com a famosa pirâmide de Maslow. Foi sincero ao afirmar que existem alguns passos a serem percorridos pelas empresas na web. De baixo pra cimam você encontra as etapas que antecedem o uso da mídia programática.

Pirâmide de Maslow no Marketing Digital | Referência de Eduardo Sani

3 – Marketing de conteúdo: fidelize sua audiência com conteúdo relevante

O Google é o principal buscador no Brasil. Disso você já deve saber. Mas já parou pra pensar em como utilizá-lo para atrair e fidelizar clientes?

Vitor Peçanha, fundador da Rock Content, subiu ao palco para tratar de Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo para atender a este objetivo. De maneira bem-humorada e super didática, mostrou exemplos de posts de blog que são porta de entrada para a transformação de visitantes em clientes.

A estratégia passa pela criação de um planejamento consistente para gerar conteúdo relevante para a persona do negócio. Ao identificar as palavras-chaves, volume de busca, tipo de conteúdo e momento do futuro consumidor é possível gerar materiais específicos que o ajudem na resolução de um problema. Assim como defende o Inbound Marketing, ao gerar conteúdo de valor a empresa fixa lembrança positiva na hora da decisão de compra.

Vitr Peçanha | Rock Content - Turismo de Resultados

Quer um segredo? É isso que fazemos aqui no blog do GPD em todos os posts que você lê. Nosso objetivo: compartilhar conteúdo relevante para apoiar profissionais digitais no aumento de sua produtividade. Comportamento, conhecimento e processos são parte disso.

4 – Boas práticas de alto impacto no Marketing Digital

André Siqueira, fundador da Resultados Digitais, encerrou a noite do Turismo de Resultados com uma metralhadora de dicas. Sincero, reconheceu o volume de ações que envolvem a rotina de quem se dedica ao Marketing Digital de Resultados. Por esse motivo, compartilhou 15 dicas baseadas nas boas práticas aplicadas por seus melhores clientes. Além dos destaques abaixo, Siqueira compartilhou diversas ferramentas para facilitar o caminho entre atrair, converter, relacionar e vender.

André Siqueira | Fundador da Resultados Digitais no evento Turismo de Resultados

Algumas das dicas de André Siqueira para implementar Marketing Digital de Resultados

Dica 01 | André Siqueira - Resultados Digitais

Anúncios

Invista em anúncios no Google Ads, tipo display, com segmentação para “in market” + “travel”. Assim vai encontrar pessoas que já estão inclinadas a viajar

Dica 02 | André Siqueira - Resultados Digitais

Hashtags

Utilize as ferramentas Disply Pourpouses, Focalmark e AutoHash para encontrar hashtags adequadas ao seu segmento. Aproveite para interagir com quem marca a sua localização.

Dica 03 | André Siqueira - Resultados Digitais

Planeje conteúdo relevante para a jornada da sua persona

Utilize as ferramentas Google Trends, Trending Topics do Twitter, Planejador de Palavras Chave, Sem Rush para encontrar palavras-chaves relevantes para seu segmento.

Aproveite para conhecer a jornada do seu consumidor. O que inclui dicas para economizar na viagem, dicas de roteiro, pacotes de viagens, onde comer, onde se hospedar entre tantos outros momentos que envolvem o desejo e a decisão de viajar.

Dica 04 | André Siqueira - Resultados Digitais

Distribua seu conteúdo para SEO, Social e Email

Google, Mídias Sociais e Email são os canais mais relevantes para a maioria da audiência brasileira. Invista na divulgação para estes locais por meio de conteúdo otimizado (SEO), publicações e mídia (anúncios ou influenciadores) em rede sociais e emails para sua audiÊncia.

Dica 05 | André Siqueira - Resultados Digitais

Oferte materiais ricos para obter dados dos seu clientes

Quiz, planilhas, kits, ebooks, cursos por email, vídeos são alguns dos materiais ricos que podem ser utilizados como material rico. Para obtê-los, é fundamental incluir uma página de captura (landing page) com formulário que ajudem a identificar o lead e se relacionar de forma adequada com ele.

 

Sobre o evento Turismo de Resultados

Sobre o evento Turismo de Resultados

O Turismo de Resultados foi promovido pela seção alagoana da Associação Brasileira da Indústria de Hóteis (ABIH) e Agência Yellow Kite.  Realizado no dia 31 de agosto, no Centro de Convenções, o evento reuniu diversos patrocinadores e mais de 300 participantes interessados em utilizar o Marketing Digital para alavancar os resultados no trade turístico. Do encontro também participaram representantes das empresas Aloo Telecom, Grupo Salinas e Banco do Nordeste.

Salinas: case de sucesso no Turismo de Resultados

Fenando Holanda | Grupo Amarante e Salinas - Case de Turismo de Resultados

Fernando Holanda do Grupo Amarante também subiu ao palco do evento para compartilhar os bastidores do Case Salinas. Diretor de Marketing e vendas, Fernando contou como o grupo de resorts reverteu 100% da verba de Marketing para o digital. Dos bastidores da operação, revelou o investimento em conteúdo audiovisual, landing pages promocionais e investimento em compra de mídia no Facebook e Google Ads. Durante a exposição, Fernando apresentou o videocase da Black Friday quando o time de 15 pessoas se uniu a  outros integrantes da empresa para somar forças no atendimento ao cliente. Uma estratégia que bateu recordes e mais de 6 milhões em faturamento.

 

Saiba mais sobre Inbound nestas publicações:

 

Inbound Marketing

Qual a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?

Carreira em Marketing Digital: analista de inbound marketing

8 certificações para profissionais de marketing digital

 

 

Assine nossa Newsletter e saiba mais sobre Marketing Digital de Resultados:



Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões