Dicas de gestão de projetos para profissional de marketing digital

Dicas de gestão de projetos para profissional de marketing digital

Campanhas de compra de mídia, landing page, cards para redes sociais, reunião com cliente, redação de post, pesquisa de palavras-chaves, monitoramento. São tantas as atividades que falta tempo para organizar a rotina, certo? Para evitar que você seja refém da pressão diária, resolvi registrar minhas dicas de gestão de projetos para profissional de marketing digital. Os aprendizados são frequentes e devem render uma série por aqui. Confira!

O poder do “não”

Não! Desculpe, mas não vai dar.

Eita, ela já começa com objeção. Que nada! Feliz de quem descobre cedo que dizer não pode ser um aliado poderoso na gestão de projetos digitais. Se você for tímido como eu (já fui mais), vai achar que negar uma atividade é decepcionar clientes, chefes ou colegas de trabalho.

  • – Ah! Mas se eu disser que não consigo realizar nesse prazo ele contrata outro para esse job.
  • – Não posso, ele é meu chefe. Que moral eu tenho?
  • – Se eu disser isso vou ser o chato do rolê. Adeus happy hour!

Já disse ou ouvi algumas dessas frases. E até entendi o contexto. Mas se você, profissional de marketing digital dedicado, resolve dizer sim para todos os pedidos que recebe vai viver em função das urgências dos outros. Sem entender qual a sua capacidade de atendimento vai se ver tensionado, cobrado e tachado de incompetente. Melhor não, certo?

Fluxo de trabalho

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Imagine que você precisa divulgar uma campanha de compra de mídia para uma promoção urgente. Tem uma semana para ter landing page, banners, pesquisa, copy e monitoramento prontos. O briefing já está claro e agora precisa correr com o time para solicitar os materiais.

  • – Copy, pesquisa e monitoramento: deixa comigo!
  • – Putz, a galera de DEV está com a fila cheia. Acho que essa LP não fica pronta a tempo.
  • – Os banners eu consegui!

E aí, consegue colocar a campanha sem Landing Page ou vai avisar ao cliente que apesar do esforço não vai ter campanha?

Pense bem! Antes de enfrentar essa correria com o time, o melhor a fazer é conhecer bem a rotina de trabalho da galera e o quanto você consegue bancar as urgências, antes de se comprometer com o cliente. A clareza sobre o fluxo de trabalho vai te ajudar a identificar com quais materiais consegue trabalhar dentro do prazo definido.

Priorização das demandas de marketing digital

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  • O que tenho pra fazer hoje?
  • Quanto tempo tenho para realizar as demandas?
  • Com quais atividades eu gero mais valor?
  • De quem eu preciso para realizar as atividades?

Quando perceber que está sendo consumido pelas demandas, pare! Liste tudo o que você precisa e responda as questões acima. Se chegarem mais demandas ao longo do dia, coloque na fila e reordene se necessário. O mais importante é se dar clareza de que você está dedicando seus esforços para as atividades certas. Lembre-se que os prazos já dados precisam ser cumpridos ou reprogramados, antes de pegar novos jobs. Aceite que nem tudo cabe para o mesmo dia e que quem chegou agora precisa entender o que chegou antes e priorizar.

Dica extra: amplie seus conhecimentos sobre gestão de cronograma. Aqui tem uma tag com dicas só desse tema.

Falou e não registrou, perdeu!

Registre para não perder!

No tempo dos nossos avós, o fio de bigode valia mais do que papel assinado. Mas hoje, com o volume de informações, afirmar algo sem registrar pode comprometer bastante a credibilidade e o histórico dos projetos. E nem se trata de má fé, einh? Falo aqui do esquecimento mesmo.

Para garantir que minha memória será poupada, assumi o hábito de manter o Evernote sempre ligado. Recebi uma ligação, fiz reunião, assumi um prazo em uma conversa anoto. Toda vez que percebo que estou assumindo um compromisso que será realizado por mim ou alguém do time eu anoto. O bom do Evernote é que ele tem uma busca ótima e vai te ajudar a colocar a vida em dia. Na falta dele, vai de caderno mesmo!

Valorização do time

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Compartilhe as vitórias, peça ajuda para resolver problemas, apoie o crescimento, coloque-se disponível. Independente da sua função dentro do marketing digital, o trabalho em equipe é motor de descobertas e resultados. Estimule essa troca e reconheça o bom-trabalho de quem te ajuda a desenvolver sua carreira.

  • Feedbacks agendados ou parabéns pelo job entregue valem!
  • Oportunidades de aperfeiçoamento intelectual e pessoal valem!
  • Compreensão com problemas pessoais valem!
  • Compartilhar bons resultados vale!
  • Dar clareza sobre o caminho do projeto e qual a participação esperada vale!

Assim como no Marketing Digital, o relacionamento com equipe também gera constantes descobertas frequentes. Aproveite! Estou fazendo o mesmo.

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Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

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