19 / 06 / 17

Como lidar com excesso de informação e ansiedade?

Muitas abas, muitos chats abertos, muitos prazos, muitos projetos. O que já foi considerado como sinônimo de trabalho de sucesso já é questionado por referências em comportamento e saúde emocional. O excesso de informação e ansiedade, característicos do universo digital, formam uma combinação perigosa para quem deseja implementar um método eficiente de gestão de projetos. Entenda como lidar com essa combinação explosiva.

Esqueça as fórmulas, foque em você

Excesso de informação e ansiedade: como lidar com isso
Pode parecer estranho que um site que se dedica a compartilhar métodos de gestão diga isso. Se você leu o meu artigo sobre a síndrome de burnout vai entender que a busca pelo equilíbrio carreira e vida pessoal passa primeiro pelo autoconhecimento. Nenhum método, por mais testado que seja, vai dar certo na sua rotina sem que você tenha clareza do seu comportamento e dos gatilhos que tensionam o seu cotidiano profissional.
Para aplicar frameworks de gestão, você precisa se identificar com ele, entender o que ele agrega no seu cotidiano e como pode ser incorporado na sua realidade. De nada adianta conhecer todas as metodologias sem buscar o autocontrole para lidar com o imenso volume de informações que chegam até você.

Por que somos tão ansiosos?

Depressão, stress ou ansiedade no trabalho
“A ansiedade é cabeça no futuro”. Não consegui dar créditos para essa frase, mas encontrei nela a melhor definição para o estado ansioso. Esse nosso desejo de antecipar o que vai acontecer, ou de estar perdendo algo enquanto trabalhamos, pode ser um obstáculo para a  produtividade e para a conquista da saúde mental. Sem medo de cair no discurso preconceituoso da auto-ajuda, estimulo você a encontrar o melhor caminho que te leva ao seu centro. E os dados do Ministério do Trabalho comprovam que quase 200 mil pessoas foram afastadas do trabalho por enfermidades emocionais, envolvendo a depressão, stress e ansiedade (confira).

Como lidar com o excesso de informação e ansiedade?

Foco. Meditação, coaching, terapia, leitura, música. São muitas as formas de desenvolver a capacidade de dedicar a sua energia em uma atividade por vez. Por mais interrupções que o seu dia tenha, vale a pena buscar um local para centralizar as suas tarefas e prioriza-las. Há quem use um caderno físico, agenda, um evernote (meu caso), e-mails, Trello. Independente do método, o mais importante é buscar um canal que retire os lembretes da sua memória e os coloque em local físico e de fácil acesso. Um profissional só existe enquanto sua cabeça funciona bem. Se você quer longevidade, busque o foco.
Larissa Lima

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