Como fidelizar clientes em trabalho remoto?

Como fidelizar clientes em traballho remoto | Gestão de Projetos Digitais

Já existem muitos artigos falando sobre as questões legais do teletrabalho. Há também quem trate das dicas para a rotina em home office. Mas já parou pra pensar como os profissionais conseguem fidelizar clientes em trabalho remoto?

Com a mudança na legislação trabalhista, muitos colaboradores digitais se viram estimulados a alterar sua jornada de trabalho em busca do equilíbrio entre a carreira e suas demandas pessoais. Mas quem experimenta essa realidade descobre que manter a satisfação dos clientes é um desafio extra.

Agência ou freelancer. Nas duas modalidades os profissionais precisam superar algumas barreiras culturais ao fechar um acordo de prestação de serviço remoto. Isso envolve o comportamento humano e os elementos que nos ajudam a estabelecer confiança.

Os principais obstáculos da prestação de serviço remoto

Os principais obstáculos da prestação de serviço remoto | Gestão de Projetos Digitais

– Como eu vou confiar em uma empresa que nem tem sede própria?

– Esse negócio de reunião online não funciona. Sempre falha, a pessoa não aparece.

– Pelo menos olhando no olho eu posso cobrar o que contratatei.

Essas são algumas das frases mais comuns de clientes que desconfiam do trabalho remoto. Perceba que em todas elas as afirmações estão relacionadas à credibilidade que atribuímos ao que é tangível, físico.

No universo das vendas, encaramos estas afirmações como objeções. Indentificá-las é o primeiro passo para estabelecer respostas compatíveis. Nesse caminho, os obstáculos mais comuns para fechar negócio na modalidade remoto são:

  • Ausência de estrutura física: a aquisição de uma sede está relacionada ao conceito de propriedade privada. Demonstra capacidade econômica, endereço fixo e visibilidade do time envolvido.
  • Experiência frustada com reuniões online: alguns clientes relatam falhas de conexão, remarcação frequente de reuniões, dificuldade de alinhar expectativa, atraso nos projetos.
  • Amadorismo: a flexibilidade proposta pelo trabalho remoto gera a ideia de ausência de processos, de falta de disciplina e capacitação. Sensações decorrentes da globalização das profissões digitais, aumento da concorrência com diversos níveis de experiência.

Como combater as objeções e fidelizar clientes em trabalho remoto

Como combater as objeções e fidelizar clientes em trabalho remoto

Pergunte-se antes: o trabalho remoto é pra mim?

Antes de investir fortemente no home office é importante ter clareza se voce está pronto para encarar essa jornada.

Encontro com outros profissionais, troca de experiências em tempo real, múltiplas demandas chegando ao mesmo tempo, agitação, líder fisicamente próximo. Se esse conjunto de fatores são prazerosos e fundamentais para sua rotina profissional, cuidado! Pode ser que a jornada remoto gere frustração ao invés de conforto.

Organização da rotina e das demandas, disciplina, auto-gestão e comprometimento são valores importantes para quem deseja assumir uma carreira remoto. Isso também vale para agências que desejam estabalecer esse tipo de jornada.

Identifique seu cliente ideal

Ilustração de ICP | Definição de persona

O caminho mais fácil para prestar serviços remoto é encontrar clientes que já atuam ou se identificam com esta modalidade. Chamamos estes de oportunidades qualificadas. Ou seja, são prospects que reconhecem valor em ter um parceiro remoto desde que ele se comprometa com as entregas acordadas.

Os empreendedores que contratam tecnologia, conteúdo, compra de mídia, mídias sociais já estão mais acostumados com esta modalidade. O desafio maior é para as funções gerenciais como coordenador de projetos ou de Marketing. Isso porque as duas posições sugerem entendimento profundo sobre o negócio e capacidade de gerenciar equipes remotas..

Substitua estrutura física por reuniões físicas

Substitua estrutura física por reuniões físicas | Gestão de Projetos Digitais

A objeção por não ter um espaço próprio pode ser facilmente combatida com o agendamento de reuniões presenciais na sede do cliente, em cafés ou salas de reuniões dentro de coworkings. Em muitos casos, a confiança de trabalhar completamente remoto começa a ser construída com encontros físicos periódicos acompanhados de entregas assertivas.

Transforme experiência frustada com reuniões online por estrutura profissional

Estar em casa não pode ser motivo para cair a internet, falha no microfone ou no computador. Ressalvados os erros humanos e as condições externas, o profissional remoto precisa manter a mesma qualidade de infra-estrutura que teria atuando em agência física. Conexão banda-larga, computador adequado para o trabalho e ferramentas de comunicação são parte do pacote essencial.

Combata o amadorismo com profissionalismo

Mesa organizada | Profissionalismo no trabalho remoto

Combater a sensação de que o seu trabalho é amador ou de fácil substituição é um grande desafio para os profissionais digitais. Demonstrar maturidade e profissionalismo é um exercício diário que envolve o investimento em habilidades comportamentais e intelectuais. Considere as seguintes dicas:

  • Capacitação profissional: invista em cursos, eventos e oportunidades de atualização profissional. A busca pela melhoria contínua acelera nossa capacidade de resolução de problemas e nos valoriza diante dos clientes. Lembre-se de registrar essas informações no currículo, portfólio e nas redações de cases de sucesso.
  • Marketing pessoal: amplie seu networking compartilhando os aprendizados nos seus canais sociais. “Quem não é visto não é lembrado” ainda faz sentido no meio de tanta concorrência. Gere conteúdo de valor para sua rede e seja lembrado como autoridade na sua área de atuação.
  • Capacitação comportamental: sabemos que nosso perfil comportamental é nossa expressão mais sólida. Invista no autoconhecimento para identificar suas potencialidades. Ao se colocar nas posições em que mais se identifica você consegue ser mais produtivo, lucrativo e eficiente.

Onde encontrar vagas de trabalho remoto?

Onde encontrar vagas de trabalho remoto | Gestão de Projetos Digitais
Créditos: Trello

Se você deseja atuar como freelancer, já sabe que além do networking os sites de vagas são oportunidades de gerar negócio remoto. O desafio para os sites, no entanto, é se diferenciar na peneira nivelada por orçamento pré-estabelecido. Para os desenvolvedores, no entanto, este é um caminho bastante promissor. Confira algumas dicas sobre o assunto:

Quer saber mais sobre trabalho remoto?

 

 



Posts relacionados

  1. POST muito interessante. Meu chamo Fred Bueno e recentemente pedi demissão para ficar por conta da minha carreira de freelancer/profissional autônomo.

    Mas não me considero somente como um web designer freelancer, gosto de pensar e agir como um empreendedor dono de uma agência digital online ( meu site se tiver curiosidade https://buenosites.com … rsrs) mesmo que seja de uma pessoa só.

    Assim fica mais fácil cobrar de mim mesmo atitudes mais profissionais e de alta performance. Sempre correndo atrás de cursos e aprender novas habilidades.

    O problema é que, as vezes, o mercado não corresponde e ainda te encara como um simples freelancer.

    Moro em Goiânia-GO e considero o mercado muito provinciano. A maioria do pessoal ainda precisa, para fechar um projeto, de apenas um aperto de mão, apesar das inúmeras trocar de emails e conversas via WhatsApp.

    Então assim, acredito mesmo e venho praticando
    cada vez mais isso que passou no seu POST… O fato de sempre correr atrás para passar mais credibilidade, confiança e seletividade na hora de escolher clientes.

    1. Oi Fred, fico feliz que o post faça sentido. A postura que você adota é benéfica para você dentro e fora de Goiânia. Sugiro investir em trabalhos remotos ou parcerias fora da rede atual. Isso pelo menos pra mim fez bastante diferença. Sucesso pra você!

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões