09 / 05 / 18

Carreira em Marketing Digital: redator de Marketing de Conteúdo

O GPD agora tem série mensal para às quarta-feiras. Em abril você acompanhou as dicas sobre ferramentas, em maio é a vez de falar sobre carreira em Marketing Digital.  Hoje você acompanha as dicas para migrar ou crescer como redator de Marketing de Conteúdo.

O que faz o redator de Marketing de Conteúdo?

A depender da vaga, o redator focado em Marketing de Conteúdo se dedica a produção de texto baseado em pesquisa para diversos materiais. O principal deles é artigo para blog, além de e-books, infográficos, e-mail e cards para redes sociais.

Além de um criar um bom texto dentro do volume de palavras solicitado (300, 500, 1000), o redator de Marketing de Conteúdo precisa atender às necessidades da jornada do consumidor. Estamos falando aqui da preocupação em conduzir a persona pelo funil de Marketing, normalmente dividido em topo, meio e fundo. Na redação, também se preocupa com a palavra-chave em foco para SEO.

 

Persona? Jornada de compra?  Funil de Marketing?

Dúvidas no Marketing Digital

Se estas 3 expressões são novas para você, continue nesta seção. Se já é um entendedor de Marketing de Conteúdo pode seguir para o próximo tópico. Vamos colocar todo mundo na mesma página traduzindo esses termos.

Persona

Perfil de cliente em potencial. Detalhamento que indica seus comportamentos comuns e sua relação com a solução ofertada pela empresa.

Por exemplo: Aqui no GPD, a persona Pedro tem 27 anos é um dono de agência com 25 colaboradores e que precisa de ajuda para gerenciar os projetos digitais. O Pedro é um nativo digital, usa Instagram, Facebook e adora blogs e vídeos para absorver conhecimento.

Jornada de compra

É o caminho percorrido pela persona entre a descoberta da solução e a compra. A jornada é dividida em aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e fechamento. Para cada fase da jornada o conteúdo tem um foco específico.

Funil de Marketing

É uma divisão consagrada das etapas de relacionamento de um potencial cliente com a empresa. Tem uma associação direta com a jornada. No topo estão os visitantes, no meio os leads e oportunidades e no fundo os clientes. Classicamente, o volume de pessoas que tomam conhecimento da marca é maior do que aqueles que compram. Por isso, chamamos de funil de marketing.

 

Qual a formação esperada de um redator de Marketing de Conteúdo?

Formação do redator de Marketing de Conteúdo

A maioria dos redatores com que tenho contato possuem formação em Jornalismo combinada com certificações em Marketing de Conteúdo e conhecimento básico de SEO. Desse perfil se espera o conhecimento das regras gramaticas e a habilidade de transformar assuntos difíceis em conteúdos fáceis de ler.

Mas com a popularização da área por empresas como Rock Content, Contentools e Resultados Digitais o mercado de Marketing de Conteúdo se expandiu para profissionais de várias formações. Ao invés das entrevistas, o redator se baseia em referências bem indexadas no Google. Por isso, as seleções consideram as certificações, conhecimento de determinado nicho, portfólio e teste prático para recrutar redatores de Marketing de Conteúdo.

 

Quanto ganha um redator de Marketing de Conteúdo?

Quanto ganha um redator de Marketing de Conteúdo

 

O salário de um profissional de redação em Marketing Digital varia bastante e depende das atribuições, capacitação e regime de contratação. Há basicamente 2 formas de produzir conteúdo para web:

  • Contratação PJ (modalidade frelancer): R$ 25 a R$ 300 por texto de 500 palavras
  • Contratação CLT (assistente ou analista de conteúdo): R$ 1500 a R$ 3000 para 40h/semana

Estes acima são valores baseados no meu conhecimento de mercado no Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e em pesquisa nos fóruns da área de produção de conteúdo web. Vale lembrar que quanto mais capacitado o profissional, maior valor agregado do seu trabalho. Os valores inicias são das ferramentas de Marketplace com valor fixo.

 

Cursos e certificações em Marketing de Conteúdo

Cursos e capacitações nas áreas do Marketing Digital

Selecionei abaixo as detentoras das certificações que mais aparecem como pré-requisito nas vagas.

Onde buscar vagas em Marketing de Conteúdo

Quer saber mais sobre o mercado de Marketing de Conteúdo?

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Larissa Lima

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