Carreira em Marketing Digital: analista de SEO | Gestão de Projetos Digitais - GPD

Carreira em Marketing Digital: analista de SEO

Carreira em Marketing Digital: analista de SEO

Análise do site, monitoramento, pesquisa de palavras-chave, ranqueamento, conversões. O trabalho do analista de SEO é fundamental para quem deseja colocar sua empresa no caminho de busca de seu potencial cliente. Neste especial sobre carreira em Marketing Digital falamos sobre esta função bastante disputada. Confira!

O que faz um analista de SEO?

O que podemos fazer para ampliar o tráfego vindo da pesquisa orgânica do Google? É para responder esta pergunta que existe o analista de SEO. Normalmente atuando como consultor, ele é responsável pela gestão do chamado “Checklist SEO”. Sua missão é identificar oportunidades para posicionar as empresas em palavras-chave relacionadas ao hábito de pesquisa de seus clientes em potencial. Atua muito próximo do time de conteúdo e de desenvolvimento web.

Todas os empresários que reconhecem o Google como canal de geração de negócio necessitam de suporte de SEO. Destaco especialmente as empresas prestadoras de serviço, veículos de mídia (sites, blogs e portais), ferramentas SAAS e ecommerces. Ou seja, a maioria das empresas brasileiras.

É papel do analista de SEO avaliar o comportamento de compra, comparar informações e implementações no site. Analítico, esse profissional tem que ser amigo dos dados, planilhas e das palavras-chaves. Ganha um ponto extra se souber redigir. Mais do que produzir o conteúdo, deve ter clareza de como estruturar uma pauta que possa ser interessante para os motores de busca, mas principalmente para o usuário final.

Qual a formação esperada de um analista de SEO?

Formação do analista de SEO

Tive a oportunidade de aprender com referências da área no Brasil e posso afirmar que a formação é bastante híbrida, inclusive entre os grandes nomes internacionais. A maioria dos profissionais de SEO que conheço têm formação em Tecnologia (Análise de Sistemas, Ciência da Computação) e Comunicação (Publicidade e Jornalismo).

Fiz uma análise dos finalistas de prêmios de SEO ou autores de cases que acompanho e confirmei isso. Em comum, eles conhecem bem as diretrizes do Google, ferramentas de SEO (análise de concorrentes, linkagem e arquitetura da informação) e a diferença entre White, Gray e Black Hat.

 

Quanto ganha um analista de SEO?

Quanto ganha um analista de SEO

Na minha experiência e em busca por sites de vagas, um analista de SEO recebe em média R$ 3 mil, com carteira assinada. Esse salário pode ser bem maior (perto de R$ 6 mil), mesmo como analista. Quem atua como consultor pode praticar valores ainda maiores a depender da responsabilidade do domínio ou da complexidade envolvida.

Já vi grandes projetos para retirar penalizações ou para fortalecer a autoridade de ecommerces com volumosa produção de conteúdo. Em linhas gerais, quanto maior a autoridade do domínio maior a responsabilidade com as alterações realizadas no site. Isso significa, portanto, que o profissional de SEO deve ser mais experiente e receber maior salário.

Cursos e certificações em SEO

Cursos e capacitações nas áreas do Marketing Digital: SEO

Já existem vários cursos para quem deseja se profissionalizar em SEO. Como se trata de uma área de Marketing guiada pelas mudanças nos algoritmos do Google, as formações costumam considerar as bases da disciplina. SEO Onpage, Offpage, Comportamento do consumidor, monitoramento.

As dicas? Nada melhor que procurar no Google por “curso de SEO” e buscar as formações que aparecem na primeira página de forma orgânica. Vale conhecer as referências associadas ao SEM Rush, Moz, Hrefs e Neil Patel.

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