Carreira em Marketing Digital: analista de inbound marketing | Gestão de Projetos Digitais - GPD

Carreira em Marketing Digital: analista de inbound marketing

Carreira e Marketing Digital | Analista de Inbound Marketing

Trabalhar em equipe é fundamental para quem deseja atuar como analista de inbound marketing. Nesta série especial sobre carreiras, você vai conhecer o perfil deste profissional que é responsável pela integração entre as ações de Marketing e Vendas. Confira!

O que faz um analista de inbound marketing?

O analista de inbound marketing é o profissional responsável por gerenciar o funil de marketing. Sua missão é integrar ações que transformem visitantes do site em novos clientes. Para isso, pode atuar como responsável pela automação de marketing e até como gestor de projetos das demandas envolvendo produção de conteúdo, SEO, mídias sociais, desenvolvimento web e compra de mídia do cliente.

As maiores demandas e cases de sucesso estão relacionados a empresas com processo de vendas menos imediato que o ecommerce. São empresas com ticket médio mais alto, que precisam de suporte de um consultor de vendas, inside sales ou de call center. Falo especialmente das empresas B2B, empresas de prestação de serviço em geral e daquelas baseadas em tecnologia SAAS.

Mas o que é inbound marketing

Disseminado mundo a fora pela Hubspot e acolhido no Brasil pela Resultados Digitais, o Inbound Marketing pode ser considerado um nome novo para a gestão de marketing digital, como dissemos aqui. Ele se dedica a atração, conversão e nutrição de visitantes para identificar potenciais clientes. Essa estratégia foca no site e blog da empresa para atrair visitantes, converter em leads, enviar emails e posts de blog e pontuar os contatos com maior interesse em fazer negócio com a marca.

Essa representação pode ajudar a entender melhor

Funil de Marketing e Jornada de Compra | Gestão de Projetos Digitais - GPD

Qual a formação esperada de um analista de inbound marketing?

Formação do analista de inbound marketing

Como se trata de uma área muito recente no Brasil (chegou por aqui em 2011), os profissionais da área têm as mais diversas formações. Eu já tive a oportunidade de iniciar esta área em 2015 e foi difícil definir os requisitos para as novas vagas que foram surgindo.

Hoje, os profissionais da minha rede que mais se destacam têm formação em Marketing, Publicidade e Comunicação. Em comum, trazem capacitações relacionadas a experiência do usuário, jornada de compra, processo de vendas e uma visão generalista sobre as demais áreas do Marketing Digital (Conteúdo, SEO, Design, Compra de Mídia, Vídeo, Copy, B.I, Desenvolvimento).

Quanto ganha um analista de inbound marketing?

Quanto ganha um analisa de inbound marketing

O salário de um analista de inbound marketing em agência depende de suas atribuições e da região em que vai atuar. Na modalidade CLT, os salários variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil reais. É comum as posições virem com faixa salarial de analista de Marketing e ganhando novas compensações dentro da empresa.

Nas empresas, a divisão de trabalho do profissional pode coloca-lo como especialista (em automação e planejamento) ou como generalista (gestor de projetos do cliente). Essa dinâmica também gera possibilidades diferentes para a trilha de carreira e de salários.

Cursos e certificações para profissional de inbound marketing

Cursos e capacitações nas áreas do Marketing Digital: Analista de Inbound Marketing

As certificações em inbound marketing ofertadas pela Hubspot e pela Resultados Digitais estão presentes na maioria dos descritivos de vagas. Essas empresas também oferecem capacitações para apoiar o desenvolvimento do mercado. Mesmo caminho seguido pela Rock Content, especialista em Marketing de Conteúdo, que contam com  certificaçãoes da área e também em Inbound Marketing.

Os cursos, no entanto, tratam pouco de estratégia de negócio. Eles são mais centrados no processo do inbound e dos canais utilizados para implementar a estratégia (landing page,  fluxo de automação, funil, persona, conteúdo etc). Destaca-se quem comprovar entendimento de construção de marca e processo de vendas on e offline.

Onde buscar vagas em inbound marketing

Quer saber mais sobre o mercado de analista de inbound marketing?

Inscreva-se na newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.



Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões