Carreira em Marketing Digital: analista de Business Intelligence (B.I) | Gestão de Projetos Digitais - GPD

Carreira em Marketing Digital: analista de Business Intelligence (B.I)

Ilustração de personagem em 2 computadores para lembrar o analista de Business Intelligence

Usar dados para tomar decisões. Essa é basicamente a função de uma analista de Business Intelligence (B.I) no Marketing Digital. Saiba um pouco mais dessa carreira que ocupa cada vez mais espaço nas agências digitais. Entenda o papel do cientista de dados e como ele otimiza os esforços das campanhas de performance.

O que faz um analista de Business Intelligence (B.I)?

Muito presente nas indústrias, mercado financeiro e corporativo em geral, o profissional de B.I já faz parte de equipe de Marketing Digital de Performance. Também conhecido como cientista de dados, sua missão é implementar monitoramento e extrair inteligência sob os dados capturados em sites, redes sociais, CRM e ferramentas de automação.

Quanto maior o foco em performance da agência, mais comum é essa competência nos mais diversos profissionais. Nas agências, ele comanda o Google Analytics, Power B.I, Google Data Studio e outras ferramentas de big data e de suporte à tomada de decisão.

Em tempos em que o volume de dados é cada vez maior e disperso, o profissional de B.I assume a missão de centralizar as informações em dashboards, categoriza-las e extrair insights que ajudem a conduzir campanhas e negócios.

Qual a formação esperada de um analista de Business Intelligence (B.I)?

Chapéu (cappelo) ilustra a formação de analista de Business Intelligence

Na maioria das indústrias, o B.I tem formação em exatas. Seja Matemática, Economia, Estatística, Engenharia. No mercado de comunicação, o B.I costuma ser da área de Marketing, Administração e Comunicação.

Mas como sabemos, sua graduação é só o primeiro degrau de qualificação. Os profissionais de B.I de agências possuem qualificação em Data Science, programação e Mídia. Muitos deles acumulam experiência em Mídia e SEO.

Quanto ganha um analista de Business Intelligence (B.I)?

Bolsa de dinheiro ilustra a seção Quanto ganha um analista de Business Intelligence

Profissional escasso no mercado, o analista de Business Inteligence recebe em média R$ 5.543, de acordo com o Love Mondays. Por causa da lei da oferta e da procura no Brasil, o profissional de B.I pode disputar altos salários a depender da complexidade de sua atuação, regime de trabalho e capacitação.

Cursos e certificações em Business Intelligence (B.I), Big Data e Ciência de Dados

Pessoas em sala de aula ilustram a seção sobre Cursos e capacitações em Business Intelligence

O Google Analytics é o ponto em comum entre as certificações dos profissionais de B.I que atuam em agência, como já falamos aqui. Soma-se a isso, o entendimento sobre ferramentas de gestão de mídia (ADServers), de agregação de dados (Google Data Studio), raspagem de Dados (Pynton e R), Growth Hacker e outras qualificações de grandes players.

Se você quer se aprofundar na área, vale ler este artigo do Ricardo Cappra e essa lista do CIO.

Onde buscar vagas em Business Intelligence (B.I)

No mercado de Marketing Digital, as vagas de B.I se confundem com as de analista de Google Analytics. Se quiser minerar essas vagas, vale procurar por:

Quer saber mais sobre o mercado de Business Intelligence?

Inscreva-se na newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.



Posts relacionados

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões