6 sinais de que a gestão não vai bem

6 sinais de que a gestão não vai bem

Você pode não ter clareza sobre o papel do gestor de projetos em demandas digitais. Mas vai perceber a importância de um bom profissional quando identificar 1 dos 6 sinais de que a gestão não vai bem. Vê só:

1 – Retrabalho frequente

via GIPHY

Se você percebe que uma tarefa, dada como realizada, precisa de ajustes por mais de uma vez, fique atento. Quando vir que esse efeito está frequente em várias tarefas, é sinal de que as demandas estão saindo do controle. Essa realidade tem várias causas: delegação falha, inabilidade técnica, desconhecimento do escopo, infra-estrutura precária, processo frágil são só algumas delas.

Saiba: retrabalho pode acontecer, mas o papel do gestor é fundamental para identificar sua ocorrência e buscar imediata solução com os envolvidos.

2 – Reclamações sobre descumprimento de prazo

Prazo dado é prazo cumprido. Quem dera essa fosse uma realidade para quem atua com projetos digitais. Tome cuidado com as reclamações sobre descumprimento de prazo. É papel do gestor puxar o time para evitar a perda de credibilidade profissional. Essas reclamações podem ser decorrentes de várias causas: cronograma subestimado, falha técnica, acompanhamento frágil, mudanças frequentes de prioridade, comunicação distante com o cliente e sobre o papel dele no andamento do projeto.

3 – Dificuldade em perceber o fim dos projetos

via GIPHY

Estou com tantas demandas, mas não consigo perceber o quão perto estamos do fim dos projetos. Se você não tem clareza sobre as etapas do projeto é porque o acompanhamento precisa ser revisto. Fazer muita coisa não significa fazer o que importa. Reserve um tempo para observar a agenda de cima. Essa big picture dá uma visão geral dos projetos e ajuda a perceber o que merece prioridade para gerar os maiores resultados.

4 – Compromissos esquecidos? Xi! A gestão não vai bem

Troquei um email, prometi um prazo e esqueci. O caos da comunicação instatânea pode gerar lapsos e falhas grandes para o time. Prometeu, registre! Ai vale a pena usar um gestor de tarefas, lembrete de agenda e um bloco de notas (to-do-list) para ter clareza do que você ou seu time realmente precisam fazer.

5 – Falta de agenda para atender às demandas

Você precisa fazer, mas não tem data live pra realizar a tarefa. Se isso se repete é sinal de que a sua agenda ou de seu time está bastante comprometida. Considere a possibilidade de reduzir o tempo dedicado as atuais demandas antes de considerar a recusa ou terceirização dos projetos.

 

6 – Sensação de que está tentando controlar o caos

via GIPHY

Essa aqui é a mais severa. Se percebe que está jogando o último nível de tetris, tamanha a velocidade em que as peças chegam até você, cuidado. Se você conhece o que precisa ser encaixado ótimo, sinal de que está bem planejado. Mas se é tudo novo, a chance é que você não consiga lidar com tudo sem apoio. Fale! Comunique-se! Compartilhe! Pedir ajuda é sinal de que você reconhece o problema e a necessidade de contar com outras pessoas para resolver uma situação.

Fraqueza será apenas quando você souber o que precisa ser feito, tentar e ainda assim não pedir ajuda enquanto você ou seu time se desgastam sem direção.

Resumo
6 sinais de que a gestão não vai bem
Nome do artigo
6 sinais de que a gestão não vai bem
Descrição
Você vai perceber a importância de um bom líder quando identificar 1 dos 6 sinais de que a gestão não vai bem. Pode ter jeito. Olha só!
Autor(a)
Publicação
Gestão de Projetos Digitais

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões