Como ter sucesso na gestão de projetos digitais?

Ilustração de um painel kanban para o post sobre gestão de projetos digitais

Tenho participado de muitas discussões em busca de um modelo adequado para a gestão de projetos digitais. Tudo para garantir a eficiência da operação e a eficácia dos entregáveis prometidos ao cliente. Depois de aplicar e estudar sobre o tema, resolvi compartilhar por aqui alguns aprendizados para você que também se relaciona com as várias equipes no caminho entre o briefing e a divulgação de um projeto digital.

Recentemente, alguns colegas de trabalho e eu dimensionamos as interdependências de nosso cotidiano e ficamos convictos de que precisávamos dar um descanso para nossa memória. Quem também atua com marketing digital sabe que há muitos processos entre as equipes de atendimento, conteúdo, design, desenvolvimento, seo, compra de mídia, monitoramento e comercial. Isso só pra falar naqueles diretamente envolvidos com a prestação de serviço! Garantir a qualidade e consistência das entregas em um mercado inundado por novidades diárias não é das tarefas mais simples.

Mulher com expressão de dúvida na frente de um quadro com interrogações desenhadas

Dilemas da gestão de projetos digitais:

  • Definição do escopo mais adequado
  • Metodologia de gestão
  • Indicadores de sucesso (para a equipe e para o cliente)

Pensando em contribuir com o esclarecimento dos temas acima, compartilho abaixo a trilha de qualificação que tenho percorrido para equalizar os interesses de todos os envolvidos nos projetos digitais.

Plano de desenvolvimento profissional

Sem dúvida, a construção desse documento coroou um ciclo de autodescoberta. Usando as ferramentas de um curso de formação de liderança de que participei com outros colegas da Agência Mestre, registrei com clareza os passos profissionais que desejo seguir. Precisei primeiro entender quais habilidades mais me energizam e como contribuo com meus colegas. O resultado: coloquei a gestão como o centro do meu desenvolvimento profissional.

Talvez seja essa a maior dica para você que está lendo isso. Antes de buscar um aprofundamento técnico, busque entender como suas características comportamentais fazem (ou não) diferença para o trabalho em equipe.

 

Descobertas sobre gestão de projetos digitais:

Visão lateral de uma escada para ilustrar as dicas de carreira em gestão de projetos digitais

1 – Mestre GP

Esse aqui é um projeto de autoria do Ramon Oliveira que reúne lideranças de gestão de projetos, especificamente de agências de publicidade. Vale a pena conferir os cursos e a GpTv que promove a troca de conhecimentos sobre os principais desafios dos colegas da área.

2 – Veducca

Recomendo o curso de gestão de projetos, disponibilizado gratuitamente pela plataforma Veducca. Conduzido pela professora Dra Marly Monteiro de Carvalho, ele é importante para quem quer ter uma noção generalista sobre a disciplina, atribuições do cargo e certificações.

Vale lembrar que o curso tem raiz na gestão de projetos de engenharia, mas apresenta fundamentos importantes que podem ser transpostos para o cotidiano acelerado do Marketing Digital.

3 – Felicidade dá lucro

Um misto de autoconhecimento e prática, o livro de autoria de Márcio Fernandes dá ótimos insights para quem valoriza a gestão colaborativa e centrada em pessoas. Reconhecido como o Líder Mais Admirado do País, o executivo compartilha de forma leve os aprendizados de sua vida profissional e das técnicas que aplicou para aumentar a lucratividade e a satisfação dos colaboradores.

4 – Runrunit (rãnrãn, segundo os consultores)

Tenho testado essa ferramenta que promete facilitar a gestão do trabalho. A ideia é que consigamos otimizar a gestão de projetos, custos, indicadores de performance e a integração com várias equipes.

5 – ProjectLab

Para quem deseja ser um Profissional de Gerenciamento de Projetos certificado, vale a pena conhecer o ProjectLab e seus cursos com mais de 2500 aprovados em diversas certificações reconhecidas.

Segundo o Project Management Institute,  a certificação de Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)® do PMI é reconhecida e exigida mundialmente e atesta experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Pelo que tenho observado, os profissionais de comunicação e marketing digital preferem especializações em gestão de projetos (raiz na administração) e em metodologias ágeis como Scrum e Lean. Somente 2 dos colegas aqui na rede possuem a certificação PMP.

Por hoje é isso, mas pretendo compartilhar ainda mais descobertas e técnicas para quem se interessa em gestão de projetos digitais. Se quiser sugerir algum tema é só deixar nos comentários.

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões