Como a filosofia Lean otimiza a gestão de múltiplos projetos digitais

Performance do time | Como a filosofia Lean otimiza a gestão de múltiplos projetos digitais
Ele é da década de 1990, foi pensando para a indústria automotiva. Gerou netos high techs fãs do Agile, como o Scrum e a ferramenta Kanban. Mais sabe da real? Aplicar a filosofia Lean otimiza a gestão de múltiplos projetos digitais. Entenda como!

A busca por sistemas híbridos de gestão

Lean, XP, PMbook, Scrum. São vários os métodos e filosofias de gestão já consagrados. Mas em uma indústria criativa e dinâmica como as de agências de comunicação, nenhum deles se mostra plenamente adequado. Há quem defenda a formação de uma personalização formada por sistema híbridos, unindo princípios ágeis e de inovação para gerenciar projetos. Nesta busca, tenho me identificado bastante com o Lean.

Princípios da filosofia Lean que valem a pena implementar:

Princípios da filosofia Lean

Mudança de processos torna a vida mais simples e aumenta o engajamento

O como é muito importante no Lean. Ao invés de focar apenas no projeto, o Lean promove a análise do sistema de produção para facilitar o desenvolvimento dos entregáveis. Divida em fases, quebre em etapas gerenciáveis de 1 a 2 semanas, definia os responsáveis e tente equilibrar a fila de produção de cada um. A ideia é formar um ecossistema sincronizado.

Adoção do sistema puxado aumenta a produtividade evitando o desgaste do time

Procure informações sobre takt-time ou sistema puxado para entender a importância da sincronia entre uma fase e outra de um projeto. Se os times atuam descentralizados (design, desenvolvimento, conteúdo), o sistema puxado é um sistema fundamental para garantir que as áreas se relacionem com equilibrio na transição de demandas.

Ciclos curtos de desenvolvimento aumentam a sensação de entrega e fortalecem a identificação de falhas

Começo, meio e fim. A percepção de término é importante para o cérebro humano que busca a satisfação sempre. Com dificuldade de planejamento de longo prazo, o ser humano se realiza quando consegue organizar sua produção. Isso também ajuda a perceber mais rápido quando algo está saindo do controle.

Foco na geração de valor potencializam a melhoria contínua

Que tarefa vai impactar mais o cliente? Ao organizar a produção com foco na geração de valor para o patrocinador do projeto (o cliente), o time promove a satisfação dupla. Vê o seu trabalho fazendo sentido para quem o contratou e consegue verificar mais rápido as melhorias possíveis em projetos semelhantes.

Gestor mais próximo atuando como suporte para a priorização de demandas e resolução de conflitos

Ao invés de ordenar quais e como as demandas devem ser realizadas no time, o gestor do Lean é alguém muito mais colaborativo e próximo. Troca-se a ideia do “manda quem pode” pela postura do coach. Uma figura com aptidão para o relacionamento humano e capaz de apoiar o time na identificação e resolução de conflitos que impedem a alta performance.

As dificuldades para implementar princípios da filosofia Lean

 Dificuldades para implementar princípios da filosofia Lean
  • Contratos fechados sem definição da capacidade produtiva
  • Desconhecimento do fluxo de trabalho
  • Gestor em hierarquias muito verticalizadas ao invés da líder como facilitador do time
  • Equipes descentralizadas e com atribuições distintas ao invés de time pequeno e multihabilidoso
  • Descentralização da comunicação

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões