Quais as competências de um gestor de projetos?

Mulher equilibrando pratos para ilustraras competências de um gestor de projetos

O que comem, por onde andam, como sobrevivem. Isso aqui não é o Globo Repórter, mas tenta desvendar as principais competências de um gestor de projetos, esse profissional que se dedica a manter a equipe engajada até a entrega final do produto, serviço ou resultado prometido.

Competência X Conhecimento

Esses substantivos fazem parte do cotidiano de um bom profissional de gestão, mas são bem distintos. O conhecimento está mais ligado a teoria, ao domínio das referências, metodologias e técnicas envolvidas na gestão de projetos. Já a competência é a capacidade de unir técnica, habilidades comportamentais e o entendimento sobre o negócio para gerar resultado.

Em suma, conhecimento é medido por prova. Competência é medida por resultado!

Quais as principais competências de um gestor de projetos?

  • Saber agir
  • Saber mobilizar
  • Saber transferir
  • Saber engajar
  • Ter visão estratégica
  • Assumir responsabilidades

Segundo a matriz de competência de Fleury & Fleury (2001), o gestor de projetos possui a capacidade de unir tudo isso para agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. Assim ele demonstra desempenho superior ao gerir escopo, prazo, custo, qualidade, risco e a satisfação dos públicos envolvidos (os stakeholders pra quem gosta de termo gringo).

Disciplinas da gestão de projetos

IntegraçãoDas áreas, controle, arquivamento, fases
EscopoClareza sobre o contrato e seus entregáveis
TempoAtenção ao prazo estimado
CustosAtenção ao orçamento técnico e humano envolvido no projeto
QualidadeImprimir as boas práticas de mitigação de erros
Recursos HumanosAtenção ao time envolvido
ComunicaçãoAlinhamento claro das fases e andamento do projeto
RiscosPlano de ação para lidar com os problemas esperados
AquisiçõesNegociação para adição de novos recursos ao longo do projeto
Partes interessadasRelacionamento com patrocinadores do projeto, clientes e comunidade relacionada.

Essa tabela foi construída, a partir da matriz de competência do PMBok, apresentada no curso de gestão de projetos digitais do Douglas Bocalão. Ao revisitar esse conteúdo. fica claro que o gestor de projetos é um líder que precisa desenvolver canais de comunicação eficientes e adequados para negociar. Especialmente nos projetos inovadores, a capacidade de integrar múltiplos interesses amplia a dificuldade diária, mas cativa quem gosta de desafios.

Pois é, talvez seja isso que mais me encanta na gestão de projetos: unir pessoas para algo realmente valioso aos envolvidos. No caso da agência digital falo de equipe, direção, clientes e clientes dos clientes.

E você, gosta disso?

Posts relacionados

Larissa Lima on FacebookLarissa Lima on Linkedin
Larissa Lima
Graduação em jornalismo, pós-graduação em comunicação empresarial, dezenas de cursos e desde 2001 com o compromisso diário de unir ideia, escopo e equipe para a realização de projetos digitais relevantes.

O espaço é seu: comentário, dúvidas, sugestões